Aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro de 2023 o I Encontro da Rede de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do estado de Minas Gerais.

O evento promovido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) contou com os representantes das 28 regionais de saúde do estado, importantes nomes do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além de autoridades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC).

Dentre os diversos temas das emergências em saúde pública, foram abordados em palestra ministrada pelo CBMMG, a governança colaborativa da Força Estadual do SUS e o Suporte Aéreo Avançado de Vida em Minas Gerais. Além disso, o fortalecimento da parceria no enfrentamento a essas emergências foi tratado em mesa redonda, em que o CBMMG foi representado com uma moderadora e uma palestrante, trazendo as atuações da instituição nesse cenário.

Além disso, ocorreu a inauguração do Plano de Preparação e Resposta ao Rompimento de Barragens, produto do trabalho conjunto da SES-MG e CBMMG. O Plano traz uma base da legislação pertinente às barragens, com conceitos e definições que contextualizam a área para o setor saúde, além de relacionar as consequências de possíveis rompimentos com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres).

Para elaboração do plano, a SES e o CBMMG promoveram um simulado de mesa com os envolvidos da saúde, seguido por diversas reuniões individualizadas de escuta com os diferentes atores que possuem ações no caso de emergências em saúde pública, instigando-os a descrever suas atuações em dois eixos: ações de gestão do risco de desastre e ações de gestão do desastre, no caso de um possível rompimento.

O encontro promoveu o fortalecimento da integração da segurança pública através do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a SES-MG, além de aumentar a resiliência para enfrentamento das emergências em saúde pública que estão suscetíveis a acontecer.

O resultado dessa integração robusta traz uma resposta mais eficiente através do melhor atendimento para a sociedade mineira.