Entre os dias 20 e 24 de maio, o Grupo Temático Operacional (GTO) de Combate a Incêndio Urbano (Ciurb) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou visita técnica ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A comitiva mineira contou com sete bombeiros militares, sendo três oficiais e quatro praças, que visitaram as estruturas de combate a incêndio de três cidades do estado catarinense e teve por objetivo refletir e aprimorar essa atividade no estado de Minas Gerais.

Na cidade de Joaçaba, foram apresentadas as estruturas de treinamento tático construídas em módulos de containers, bem como os exercícios atualizados em relação a combate ofensivo a incêndio com o uso de ventiladores de pressão positiva.

Já na cidade de Laguna, a comitiva conheceu e participou de instruções no Centro de Excelência e Inovação em Combate a Incêndio. A instalação conta atualmente com estrutura de containers para treinamento de técnicas e visualização de fenômenos, onde foi possível discutir e treinar ações relativas à ventilação tática por meio de ventilação por pressão positiva. No local, já foram iniciadas as obras de instalação de estruturas mais complexas de treinamento, por exemplo, um edifício de 5 pavimentos composto somente de containers para execução de fogo real.

Por fim, na cidade de Balneário Camboriú, houve a apresentação das instalações do batalhão local e instruções a respeito dos desafios locais em relação ao combate a incêndio em edificações verticalizadas.

A cidade é considerada uma das mais verticalizadas do país e abriga os prédios construídos ou em construção, mais altos do país. Foi realizada ainda uma visita técnica ao mais alto edifício residencial das Américas, com 81 andares e 275 metros de altura, com foco nas soluções de medidas preventivas contra incêndio e pânico obrigatórias e suplementares necessárias a edificações de grande altura.

“Tratou-se de uma oportunidade muito relevante, uma vez que o CBMSC enfrenta desafios similares aos encontrados em Minas Gerais, tendo conseguido implementar soluções inovadoras na área de combate a incêndio e que nos parecem aplicáveis à nossa corporação”, afirmou o capitão Gustavo Morais Falcão, chefe da comitiva e coordenador do GTO de Ciurb.

Sob coordenação da Academia de Bombeiros Militar, os GTOs são grupos de estudos nas diversas áreas de atuação do CBMMG, sendo um grupo responsável pela produção de doutrinas e normas, realização de estudos e assessoramento nas áreas temáticas de atuação da corporação.

Essa troca de experiências oportuniza o aprimoramento técnico e profissional dos membros do GTO, reafirmando o compromisso com o atingimento da visão institucional do CBMMG de alcançar a excelência na qualidade dos serviços prestados à sociedade mineira.