Grande simulado veicular reúne bombeiros militares de todo o país

Início / Notícias Criado em: 18-10-2021 às 09h:58

No Brasil existem aproximadamente 109 milhões de veículos em circulação, se posicionando como o país com a sexta maior frota de veículos do mundo. No estado de Minas Gerais, o número aproximado da frota chega a 12 milhões de veículos nas vias públicas.

Diariamente, a população brasileira busca formas para realizar os deslocamentos de suas residências para diversos locais como o trabalho, escolas, faculdades, sem falar nos profissionais que ganham a vida no volante.

Com o volume exorbitante de veículos nas ruas, condições do tempo e das estradas e, sobretudo, à má conduta dos motoristas, os acidentes são frequentes e para potencializar o atendimento desse tipo de ocorrência. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, entre os dias 15 e 16, um grande simulado de técnicas de salvamento e resgate veicular, na Academia de Bombeiros Militar (ABM).

O evento abordou as principais condutas de atendimento e o aprimoramento das técnicas utilizadas nos acidentes automobilísticos, por meio de palestras e demonstrações práticas com cortes e desencarceramento de múltiplos veículos. Cerca de 50 bombeiros militares de todo o país, além de 12 militares do CBMMG, participaram da atividade.

A capacitação também foi importante para regular a preparação e o desenvolvimento dos bombeiros militares, definindo as competências e atribuições no âmbito da corporação.

Excelência no atendimento

O CBMMG atua diariamente em ocorrências de atendimentos relacionados às vítimas que sofreram algum tipo de acidente envolvendo veículos como os atropelamentos, colisões entre automóveis, veículos que perderam a direção, sendo lançados para fora da via, vazamento de produtos como óleo e combustível que oferecem riscos também a outros veículos. Por esta razão, a preparação e a atualização das práticas e procedimentos são fundamentais para manter um padrão e buscar a excelência no atendimento às vítimas de acidentes automobilísticos.

Dentre os treinamentos, os militares executaram oficinas de estabilização veicular, retirada de vítima em diferentes ângulos com imobilização da coluna cervical, desencarceramento com a utilização de ferramentas de corte e expansão e atendimento pré-hospitalar. Neste último, a guarnição presta os primeiros socorros nos momentos iniciais quando da chegada no local da ocorrência e, posteriormente, o encaminhamento da vítima para atendimento de uma equipe médica.

Tempo resposta

Durante uma ocorrência de acidente automobilístico, o tempo resposta é fundamental para o salvamento de uma vítima. Uma participação integrada nos deslocamentos entre as equipes terrestres e aéreas potencializa os atendimentos, tendo em vista que muitos desses locais são de difícil acesso para as equipes terrestres, reduzindo a distância entre os pontos mais remotos e otimizando o atendimento médico especializado à vítima.