Na última sexta-feira (4), foi assinado pelo Governador Romeu Zema o Decreto Nº 63 que declarou de utilidade pública o terreno destinado ao funcionamento da Academia de Bombeiros Militar – ABM, Complexo Pampulha, localizado na Avenida Santa Rosa, nº 10, no Bairro São Luiz em Belo Horizonte. A assinatura desse decreto possibilita a aquisição definitiva dessa área por parte da corporação. O terreno é situado ao lado do Aeroporto da Pampulha e conta com uma extensão de cerca de 153.362,00 m², o que equivale a cerca de 15 campos de futebol.

O espaço já estava cedido pela Infraero para uso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG desde o fim de 2018, e contou com a instalação da ABM e Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres - Bemad. A publicação do decreto foi resultado de meses de empenho do comando, para viabilizar a operacionalização da aquisição, que só é possível graças ao recurso oriundo do Acordo Judicial de Reparação, que visa reparar os danos decorrentes do desastre ocorrido em janeiro de 2019 em Brumadinho/MG. Esse fato representa um grande avanço para o CBMMG e para a sociedade mineira que contará com uma melhor formação e treinamento para os bombeiros militares de todo o estado de Minas Gerais.

Com essa conquista, a ABM passa a ter uma sede definitiva e adequada às atividades de bombeiro militar, promovendo o desenvolvimento e fortalecimento do ensino na instituição e utilizará o valor destinado a melhorias na infraestrutura existente.

A localização do terreno é estratégica e permite a realização de formaturas de pátio, engrandecendo a instituição com a tradição e honrarias características desses eventos. No mesmo complexo está localizado também o Comando Especializado de Bombeiros - CEB e o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres – Bemad.

O espaço também conta com auditórios, estande de tiro, piscinas, campo de futebol, prédio de alojamentos e salas de aula, entre outras benfeitorias a serem exploradas pela corporação.

Certamente, com a efetivação da sede da ABM na Pampulha, passamos a expandir as possibilidades de formação e capacitação de bombeiros militares dando mais um passo em direção à excelência no atendimento, enfatizada na 4ª edição do Plano de Comando. Essa é uma conquista de todos nós!