Na manhã desta terça-feira (20), O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou a solenidade de formatura dos novos sargentos que servirão nas unidades de todo o estado. A instituição centenária do povo mineiro, buscando o aperfeiçoamento e valorização de seus militares, formou por meio do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) no ano de 2022.

O CEFS foi executado na modalidade semipresencial, composto por quatro módulos, sendo dois presenciais na Academia de Bombeiros Militar (ABM) dentro do Centro de Treinamento Profissional (CTP) e dois a distância, através da plataforma virtual do CBMMG. Os militares tiveram seus conhecimentos profissionais ampliados e atualizados, visando capacitá-los para o exercício das funções inerentes ao cargo de sargento combatente.

Ao final das aulas, deu-se início o estágio supervisionado, momento em que os formandos puderam colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos.A sociedade ganha com o aperfeiçoamento dos profissionais, que adquiriram conhecimento, habilidades e atitudes que os tornam aptos a dar pronta resposta à sociedade mineira, demonstrando o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com sua missão institucional de vidas e bens a salvar.

Durante a solenidade o cabo André Fernando Rocha, orador da turma do CEFS 2022 relembrou etapas que os formandos passaram até chegar o momento da formatura:

“As experiências vividas pelos discentes ao longo de sua trajetória dentro da instituição, com certeza, agregam valores que refletirão na vida profissional dos futuros sargentos  nesta  nova etapa que se inicia, sobretudo com as responsabilidades advindas  que a função exige. Sendo assim, os conhecimentos adquiridos por cada membro no decorrer do tempo, é capaz de transformar de modo significativo a bagagem individual  do combatente.

O Curso Especial de Formação de Sargentos exige empenho,  dedicação  e  foco por parte do aluno, e para tal finalidade  é preciso abster-se do cotidiano para lograr êxito na vida acadêmica. As renúncias  pessoais visam um objetivo maior, que percorre o reconhecimento profissional, combinados com a ascensão em mais um degrau almejado por todos.

Aos valorosos e bravos guerreiros e guerreiras, que a nossa  missão seja irrestrita e inabalável naquilo que tange o salvar, principalmente se for em salvar vidas, independentemente da forma direta ou indireta, sendo ambas de suma importância, contudo respeitando-se sempre os valores da corporação  e  agindo dentro da legalidade. O bombeiro militar é treinado e doutrinado para essa nobre causa, e a população  acredita e confia aos soldados do fogo, a segurança de suas vidas, de seus bens e acima de tudo no restabelecimento da ordem e na promoção da paz social.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais compreende bem seu papel perante os cidadãos, e sabe da importância incomensurável na formação de seus militares, a academia dia após dia se supera pela busca incessante e no melhoramento continuo de formar com excelência seus discentes, afim de entregar para a sociedade profissionais qualificados na prestação de bons serviços, entre eles socorro, salvamento, resgate e principalmente de defesa civil.

Nossa eterna gratidão, ao corpo docente pelo trabalho memorável desenvolvido, e pela multiplicação do conhecimento junto aos alunos, somente com este total empenho por parte dos professores as coisas tornaram-se reais”

Após o discurso emocionante do cabo André Fernando Rocha direcionado aos amigos de turma, familiares e amigos, o chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, fez uso da palavra:

Senhoras e Senhores, bom dia!

Enfim chegou o grande dia da formatura! É tempo de celebrar os frutos mais belos de um nobre e enriquecedor processo formativo. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no ano em que comemora seus 111 anos de história a serviço da sociedade, sente-se orgulhoso dessa caminhada e, com vocês, agradece a Deus pelo dom da vida e da aprendizagem. Este é, sem dúvida, um dia especial, em que se conclui uma importante e significativa etapa da vida de cada futuro sargento bombeiro militar: o Curso Especial de Formação de Sargentos.

Já nos ensinou Fernando Pessoa que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Reconhecemos o esforço e a dedicação de cada um durante toda a caminhada escolar, especialmente neste ano de tantos desafios. Seria impossível tentar resumir em poucas imagens ou palavras o que foi o intenso período de vivências de cada formando aqui presente na Academia de Bombeiros Militar.

A primeira etapa da caminhada profissional foi concluída com sucesso. Merecida é a sua conquista das divisas de terceiro sargento Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Agora é tempo para agradecer a Deus por todos terem chegado até aqui e poder considerar que os ensinamentos adquiridos serão validados a partir das suas aplicações pelo militar imbuído do bem, da verdade e em prol da instituição.

Agradecer, também, à família pelo incentivo e permanente apoio. Parabenizo-os por investir, incentivar e apoiar seus filhos na busca de uma educação de qualidade e excelência, marcada por valores e princípios duradouros.