Formatura do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - CPCIF 2022

Início / Notícias Criado em: 16-05-2022 às 14h:55

A atividade de prevenção e combate a incêndios florestais está entre as mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com cerca de 24.286 ocorrências em 2021, aproximadamente 66 ocorrências atendidas por dia, em todo estado. Assunto que também é de grande impacto e para a sociedade, uma vez que atinge diretamente a vida e o bem-estar das pessoas.

Dessa forma, foi criado o curso de qualificação em prevenção e combate a incêndios florestais com a intenção de preparar melhor a tropa, diminuindo os acidentes em campo. Foram preenchidas 34 vagas, com 31 bombeiros de Minas Gerais, 2 do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa e 01 do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Foram 26 dias de atividades, com quatro avaliações, três teóricas e outra prática. Disciplinas de segurança nas operações, materiais operacionais e organização de pessoal, sobrevivência em mata, cerrado e caatiga, comportamento do fogo nos incêndios florestais, noções de causas e origens dos incêndios florestais, prática de construções de aceiros e de tipos de combate são algumas das disciplinas presentes no curso.