O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), instituição centenária do povo mineiro, buscando a valorização de seus militares e o cuidado para com a saúde dos mesmos, realizou o estágio para oficiais de saúde no ano de 2021.

E na manhã desta terça-feira (14), o CBMMG realizou a formatura de 10 novos militares por meio do Estágio Preparatório de Oficias de Saúde (Eposau).

O estágio foi realizado na Academia de Bombeiros Militar, onde os novos bombeiros militares passaram por uma adaptação à vida castrense, receberam informações sobre a instituição e o sistema de saúde que agora integram, conhecimentos jurídicos e técnicos em segurança pública, bem como instruções sobre a cultura e o cotidiano da corporação.

Os oficiais de saúde que hoje se formam são ansiosamente aguardados no sistema de saúde para zelar por nossos militares. A partir de hoje, os novos oficiais prosperarão o bom nome da corporação e cumprirão seu juramento, que não será somente de cuidar, mas também, salvar e proteger. Como paraninfo da turma, a autoridade escolhida foi o secretário de Estado e Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, que aceitou o convite com orgulho e fez o uso da palavra.

“Me sinto honrado em ter sido convidado para ser o padrinho dessa turma. Meu pai sempre falava que atuar na área é uma devoção, um sacerdócio. Nós somos profissionais de saúde onde estivermos e o bombeiro também é outro sacerdócio, então vocês uniram duas profissões muito nobres. Vocês sempre serão bombeiros e profissionais de saúde, até mesmo quando estivermos no nosso leito de morte, seremos profissionais de saúde. Parabéns pela escolha, desejo todo o sucesso para vocês, e que vocês tenham muito sucesso nessa nova etapa, e que façam grande diferença onde for atuar. Muito obrigado, e mais uma vez, parabéns.”

O comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, também discursou no ato solene. “Caros formandos, as senhoras e senhores entram hoje como tenentes de uma corporação referência na sociedade, e como foi colocado aqui pelo secretário, a instituição mais confiável e a que a sociedade espera sempre o melhor. E tudo isso acontece porque aqui dentro tem uma dedicação exclusiva ao aprimoramento dos atendimentos, levando o lema de que atuará mesmo com o sacrifício da própria vida. Nós dedicamos a salvar vidas, nos dedicamos a inspirar pessoas, nos dedicamos a levar esperança às pessoas. As senhoras e senhores passam hoje a apoiar toda a classe militar. Sejam bem-vindos, sejam felizes, e vistam a camisa. Para além da corporação, é preciso lembrar que somos militares do estado, nosso sistema de saúde é junto com a Polícia Militar, e por isso, quero agradecer a todas as autoridades representado a Polícia Militar de Minas Gerais. Salvar”