Encontro Sul Mineiro de Bombeiras Militares em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Início / Notícias Criado em: 08-03-2021 às 13h:04

O evento ocorreu na sede da 7° Companhia Independente (7°Cia Ind), em Pouso Alegre, onde foram ministradas palestras sobre assuntos operacionais, por duplas de palestrantes, sendo Bombeiro e Bombeira militar, objetivando maior interação entre os públicos masculino e feminino e maior visibilidade às Bombeiras que atuam no serviço Operacional e que possuem cursos de qualificação no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Na parte da tarde, o evento ocorreu no auditório da Universidade do Vale do Sapucaí, também em Pouso Alegre, onde foram ministradas palestras sobre a saúde da mulher, por professoras médicas, com temas como "Cuidados com higiene íntima em decorrência de atividades operacionais" e "Hormônios femininos e os efeitos dos anticoncepcionais no organismo".

Todo o evento presencial respeitou os protocolos para enfrentamento ao Covid-19, tais como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

No sábado pela manhã, como fechamento do evento, foi realizada roda de conversa, em modo videoconferência, com a Major Laila Ester Magalhães, Subcorregedora do CBMMG, momento no qual as militares conversaram sobre o tema "Assédio moral e sexual nas instituições militares".

Como aniversário de 5° ano deste evento, o 6° Comando Operacional de Bombeiros (6°COB) objetivou expandi-lo para o público masculino, bem como para militares de outros COBs, tendo contado com a participação de três militares, oriundas do 6°BBM, 8°BBM e 11°BBM.

A Cabo Naja Morena, lotada no 6°BBM deu seu depoimento sobre o evento: "Fui voluntária ao 5° Evento Sul Mineiro de Bombeiras Militares (Pouso Alegre), um pouco distante da minha cidade, mas que valeu muito a pena. Um evento que me surpreendeu do início ao fim, desde ao empenho muito profundo das militares responsáveis até a valorização da mulher através de palestras e instruções por instrutoras e palestrantes femininos.

A roda de debate no final abriu muito a minha visão em relação a realidade que enfrentamos e quais recursos estão à nossa disponibilidade. Gostaria de relatar a mensagem-chave do evento, que eu pude entender como de suma importância: antes de querer trazer uma mudança geral, a mulher precisa mudar o seu modo de pensar em relação a acolher a dor da outra como se fosse dela mesma, abraçar a todas com companheirismo a qualquer tipo de luta que vem enfrentando. Várias sementes estão sendo plantadas através deste evento e no tempo certo terá o tempo da colheita."