Encontro da Ligabom define avanços importantes

Início / Notícias Criado em: 22-09-2021 às 11h:16

Na semana passada, comandantes-gerais de vários Corpos de Bombeiros Militares estiveram reunidos em Brasília com o presidente da Ligabom, coronel Edgard Estevo da Silva, para discutir pautas essências para a regularização do funcionamento da Ligabom.

O evento, que iniciou na quarta-feira (15), permitiu uma aproximação entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil com o Ministério da Justiça, Senasp, Secretaria de Operações Integradas e Secretaria de Gestão de Ensino.

Na oportunidade, os comandantes trataram da validação do estatuto, a regularização das publicações de portarias e documentos da Secretaria Executiva, além de se informaram sobre ações relativas às regularizações, padronização dos diversos comitês e mobilização para resposta em incêndios florestais.

Por fim, foi apresentada a aplicação de um processo sistêmico na Ligabom, por meio do planejamento estratégico, que permitirá definir o melhor caminho a ser seguido pela organização, estabelecendo as prioridades e necessidades para atingir os objetivos e otimizar a prestação de serviços à população.

Ligabom tem novos canais de comunicação

Já no segundo dia do evento (16), os oficias representantes das corporações assistiram a uma apresentação sobre aspectos relevantes quanto à comunicação organizacional da Ligabom e o lançamento do website e Instagram.

A proposta de estruturação dos canais de comunicação da Ligabom sugere um trabalho integrado para alimentação diária das mídias com informações relevantes de cada um dos Corpos de Bombeiros que compõem o conselho.

Neste sentido, caberá às corporações a participação e contribuição por meio do envio de fotos e vídeos para a produção de postagens com conteúdos voltados para o atendimento operacional, eventos da Ligabom, peças institucionais e datas comemorativas.

A intenção é promover maior integração entre os perfis dos CBM’s e da Ligabom, alavancando o número de seguidores, inclusive com assuntos de interesse comum a vários públicos como concursos e oferta de capacitações para bombeiros militares. Além disso, o site se propõe também a se tornar um canal de referência que reúna as ações desenvolvidas pela Ligabom de forma legítima e de fácil acesso.

Seminário Internacional de Gestão em Incêndios Florestais

O 1º Seminário de Gestão em Incêndios Florestais, ocorrido na cidade de Brasília/ DF teve como objetivo a reunião dos Corpos de Bombeiros Militares de todo território nacional para discutir ações de prevenção e combate aos incêndios em vegetação, bem como conhecer boas práticas de atuação nesta áre, desenvolvidas por bombeiros de nações referências.

A abertura do Seminário contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública adjunto, Jurueby; o chefe de Gabinete adjunto da vice-presidência da República, general Álvaro Gonçalves Wanderley; o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Junior Danilo; a representante da Embaixada do Canadá no Brasil, Adelia Eliot; a secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ana Cristina Melo; além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ICMBio e Ibama.

A Palestra de início do evento foi realizada pelo coronel Edgar Estevo da Silva, Comandante Geral do CBMMG e atual Presidente Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), onde foram enfatizadas informações relativas à atuação BM no Brasil e a importância em se estabelecer normas de padronizações operacionais, tendo como referência os Bombeiros Militares, constitucionalmente responsáveis por essa gestão.

Medalha Mérito Nacional

Reconhecer e motivar o bom trabalho e empenho dos bombeiros que se dedicam a corporação e ao dever de salvar vidas é um dos compromissos da Ligabom. Nesta perspectiva, foram agraciados 14 oficiais de vários estados com a Medalha Mérito Nacional dos Bombeiros Militares, referente ao ano de 2021.

Comenda que foi criada pela Ligabom, prevista nas portarias 01, 02 e 03, para homenagear personalidades civis e militares em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, por meio do apoio prestado aos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Em função da pandemia, várias solenidades e agraciamentos foram adiados, mas aproveitando a oportunidade em Brasília os comandantes-gerais também fizeram a entrega de outras comendas a diversos militares presentes no evento.

A visão de cada estado

No último dia do encontro (17), discursaram os representantes dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Cada comandante teve a oportunidade de apresentar sua percepção acerca de tudo o que foi discutido ao longo dos três dias e seus anseios como gestores das corporações, bem como sugerir ações para fortalecer e ampliar o raio de atuação da Ligabom no cenário nacional.