Nesta terça-feira (28), foi realizada a solenidade em comemoração dos 92 anos da presença do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) na cidade de Belo Horizonte. Na ocasião, foi realizada também a entrega da Medalha de Mérito Militar, graus: ouro, prata e bronze, na sede da unidade.

O evento contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; da chefe do Estado-maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa e das seguintes autoridades: deputados federais tenente Pedro Aihara e Stefano Aguiar. Também prestigiaram o evento, os deputados estaduais Bim da Ambulância, Chiara Biondini e sargento Rodrigues.

O comandante destacou um pouco de sua história pessoal no 1º BBM: “Além de ter sido aspirante nessa unidade, meu pai, bombeiro veterano, serviu 28 anos de sua carreira aqui nessa unidade, e por várias vezes dormi aqui nessa unidade durante seus plantões. ” Ele ainda parabenizou a tropa, seu comando e todos que contribuíram para escrever essa trajetória de sucesso.

O tenente-coronel Giderson Martins das Neves falou sobre importância da unidade para a região e também frisou as marcas que a unidade provocou em sua infância: “ao longo dos anos o 1º Batalhão tem desempenhado um papel fundamental na proteção da população e do patrimônio do nosso estado. Tenho grande carinho por essa unidade, pois quando criança tive a oportunidade de passar bons momentos e fui acolhido pelos bombeiros que aqui trabalharam, como hoje nossos bombeiros atuais acolhem as crianças que nos visitam. ”

Um pouco de história

“De origine heroum”, que significa “A origem dos heróis", está no brasão da unidade e retrata a importância, o simbolismo e a responsabilidade de ser o batalhão pioneiro, o Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Os efeitos do tempo nos prédios históricos remetem memórias de muitas ações, de reuniões, de planejamentos e de trabalho intenso para impulsionar o crescimento desta corporação grandiosa que é o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Aqui é uma unidade orgânica, as árvores produzem frutos durante o ano inteiro, os passarinhos cantam e os bombeiros militares, por meio da sua arte de servir, preservam a vida da população e protegem memórias que pertencem cultura mineira, como o Obelisco da Praça Sete, as grandes edificações, que ilustram o desenho urbanístico da capital, a avenida do Contorno, a Serra do Curral e as cidades históricas. São 92 anos de trabalho incansável dos “heróis da origem”, bombeiros militares que passaram por esta unidade e que estão aqui para continuar nesta trajetória de honra e glória.