Dúvidas sobre concurso? O CBMMG responde!

Início / Notícias Criado em: 10-10-2022 às 14h:54

No dia 06 de setembro de 2022 foi publicado o edital do concurso para ingresso às fileiras no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Está prevista para o próximo ano a entrada de 385 novos militares. Serão disponibilizadas 21 vagas para o quadro de Oficiais, 45 para especialistas e 324 para o quadro de Praças.

Para os jovens que sempre sonharam em fazer parte da instituição, bem como para aqueles que buscam uma oportunidade estável e qualificada no mercado de trabalho, o CBMMG dará início à formação de militares capazes de desenvolver a habilidade em salvar vidas. Conforme previsão, o Curso de Formação de Oficiais (CFO) iniciou no mês de agosto, um mês antes do Curso de Formação de Soldados (CFSd) que teve início em setembro, ambos em 2023. 

Os cursos visam à formação de novos bombeiros militares que desenvolverão diversas atividades relacionadas à função, em várias regiões de Minas Gerais. Presente em mais de 90 municípios, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem como o objetivo aumentar cada vez mais a capacidade de resposta no atendimento ao povo mineiro, garantindo a proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. Assim, os novos militares poderão atuar e contribuir em diferentes lugares do estado.

Aos novos integrantes, destaca-se a missão de servir à sociedade mineira com atividades de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe, contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais. 

Perguntas mais frequentes:

Qual a diferença, na prática, entre os soldados, soldados especialistas e oficiais?

Os soldados realizam resgates e salvamentos, combatem incêndios, previnem acidentes e sinistros, preparam-se para ocorrências com produtos perigosos. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e preservação do meio ambiente. Estabelecem comunicação, triando e transmitindo informações, transmitindo e recebendo mensagens.

O soldado especialista exerce as funções inerentes a sua especialidade, quais sejam, atuação na área de saúde, música, motomecanização e comunicação e ainda pode, além das atribuições específicas, executar as atividades atribuídas para o “soldado” do CBMMG, em circunstâncias especiais ou extraordinárias.

Já os oficiais, comandam pelotões, postos de bombeiros e companhias e batalhões operacionais, além da prevenção e normatização de sistemas e equipamentos de combate a incêndio. Planejam atividades operacionais e administrativas, administram recursos humanos, financeiros e logísticos. Desenvolvem atividades de ensino e instrução e cuidam das informações e da comunicação social do corpo de bombeiros.

Quais benefícios os aprovados terão direito? 

O Cadete fará jus, durante o período do Curso, à remuneração, cujo valor inicial é de R$ 7.175,30 (sete mil cento e setenta e cinco reais e trinta centavos), já o Soldado de 2ª Classe fará jus, durante o período do Curso, à remuneração com o valor inicial de R$ 4.360,83 (quatro mil, trezentos e sessenta reais e oitenta e três centavos),

Existem outros benefícios tais como: abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor, para todos os cargos.

Qual a previsão de homologação do concurso e posse dos aprovados?

Para o CFO a previsão é 24 de julho de 2023 e para os concursos de soldado e soldado especialista a previsão é 28 de agosto de 2023.

A posse dos aprovados ocorre antes ou depois do curso de formação?

O Concurso Público encerra-se com a publicação do resultado final dos Exames Admissionais e respectiva homologação, com consequente convocação para matrícula. A matrícula no Curso de Formação implica a posse imediata no cargo, fazendo jus a todos os direitos legais dos militares.

Como funcionará a lotação dos aprovados? Há localidades com maior demanda de servidores?

Ao término do Curso, os formandos serão movimentados para unidades do CBMMG, no âmbito do estado de Minas Gerais em que haja vaga na respectiva graduação. As demandas por localidades ocorrem de maneira dinâmica, estratégica e abrangem todo o Estado.

O Corpo de Bombeiros tem a intenção de chamar excedentes no decorrer do prazo de validade da seleção?

São considerados excedentes os candidatos aprovados no concurso em todas as fases, porém não classificados dentro do número de vagas inicialmente ofertadas para a qual concorreram. Os candidatos excedentes poderão ser convocados em duas situações: autorização para aumento de número de vagas inicialmente ofertadas ou vacância na especialidade concorrida. Na hipótese do aumento do número de vagas e a especialidade a ser contemplada serem definidas pelo comandante-geral do CBMMG, de acordo com a necessidade, observado os percentuais e limites previstos na Lei de Efetivo.

Todo ano tem concurso?

O Corpo de Bombeiros está sempre planejando os Concursos Públicos, uma vez que há um planejamento para a implementação de várias frações no Estado de Minas Gerais, porém esta autorização depende de uma análise mais profunda entre o Comando da Instituição e o Governo. 

Mensagem para os que sonham ingressar na corporação

 A todos os jovens que desejam fazer parte desta instituição centenária, o momento é agora!

Se tornar um bombeiro militar, conquistar estabilidade profissional e financeira. É uma oportunidade real com a publicação dos Editais do CFO, CFSD e CFSD especialista, que oferecem mais de 300 vagas  para ingressar na instituição. Se você se sente inspirado pelo nosso propósito institucional “Salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança” venha fazer parte da nossa corporação! Prepare-se física e mentalmente, tire suas dúvidas a respeito do processo seletivo e faça seu melhor.

Venha superar os seus  limites, aprender novos conhecimentos e habilidades, em uma carreira vislumbrada por muitos, mas alcançada por poucos!!!

Quer saber mais? Ouça nosso podcast sobre o assunto! 

Fotografia: Luidgi Carvalho