A Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou a 4° edição da Corrida do Bombeiro no último domingo, dia 24 de setembro de 2023, na Praça Nova da Pampulha em Belo Horizonte (MG).

Com corridas de rua de 5km e 10km, além de caminhada de 3km e cãominhada de 1km, o evento foi pensado para contemplar os públicos de todas as idades, desde caminhantes até atletas de alto nível.  O evento contou com a presença de mais de 2000 corredores, além dos pets que participaram da cãominhada.

A corrida teve como proposta a difusão da saúde e da qualidade de vida através do esporte, além de proporcionar ao participante a experiência de imersão nas atividades dos Heróis do Fogo.

Foi também uma oportunidade para que as pessoas pudessem aprender mais sobre o trabalho dos bombeiros, suas habilidades e os equipamentos utilizados nas ocorrências, além de conhecer diversas viaturas, como o Caminhão Auto-Bomba Tanque, o Caminhão Auto Plataforma Escada e o Helicóptero Arcanjo.

Além disso, em conjunto com outras instituições, o evento promoveu diversas ações especiais. Destacam-se o incentivo à adoção de cães, a arrecadação de alimentos para pessoas carentes, em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV); a campanha de doação de sangue, juntamente ao Hemominas; a campanha de arrecadação de ração para animais de abrigo, e o incentivo à presença dos atletas do Corre Pra Ver, oportunizando a prática da corrida e da caminhada para pessoas com deficiência visual.