Na manhã da última quinta-feira (30), os discentes do Curso de Combate a Incêndio Urbano - Ciurb 2023 realizaram uma visita técnica ao Hospital Vila da Serra. A equipe de Segurança do Trabalho que também coordena os brigadistas do hospital apresentou o Plano de Intervenção que contém todo planejamento prévio para atuação em casos de emergência.

Neste plano, foram abordados os pontos sensíveis do estabelecimento (central de GLP, área de gases medicinais, subestações, tanques de óleo diesel e sala de ressonância magnética), além da descrição das ações a serem realizadas pelos brigadistas, os pontos de encontro e o funcionamento das intervenções nos casos de princípio de incêndio.

O Hospital Vila da Serra possui 1300 funcionários, com uma população flutuante diária de cerca de 2070 pessoas. Existem 324 leitos, distribuídos em 10 pavimentos. A equipe de brigadistas conta com 220 colaboradores e o hospital tem a meta de 778 brigadistas, de acordo com a atualização da Instrução Técnica nº 12, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O comandante da 1ª Companhia Operacional do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, unidade responsável pelo atendimento de ocorrências na área do Hospital, também acompanhou a visita técnica, buscando entender melhor a dinâmica do hospital para estabelecer os melhores procedimentos a serem adotados pela corporação caso haja sinistros no local.

A ocupação tem o comprometimento com a prevenção, focando nas medidas de segurança contra incêndio e pânico, no treinamento da brigada e simulados envolvendo os funcionários.

As instruções realizadas no Hospital Vila da Serra encerraram o ciclo de atividades práticas do Ciurb 2023, que ampliou o conhecimento dos alunos para o combate a incêndio nos diferentes e complexos locais que podem ocorrer esses sinistros.