Todos os anos, diversas ocorrências de acidentes veiculares graves com vítimas em óbito ou feridas são atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Para prevenir o sinistro e evitar que você faça parte dessa triste estatística, o CBMMG selecionou algumas importantes dicas de prevenção de acidentes veiculares que salvam vidas:

Esteja em boas condições para dirigir, pesquisas mostram que mais de 90% dos acidentes são ocasionados por falhas humanas ou imprudência. dessa maneira, nunca dirija sob o efeito de álcool ou remédios que possam afetar a sua reação na condução do veículo.

Da mesma forma, evite dirigir quando estiver cansado ou sonolento, nesses casos, faça uma parada para descansar. Além disso, mantenha-se calmo e concentrado. quando estressado, você pode tomar atitudes impensadas e colocar a sua vida em risco.

Respeite sempre os limites de velocidade. Os valores indicados nas placas são resultados de vários estudos que indicam qual é a velocidade ideal para trafegar sem comprometer a sua segurança e de outros usuários do trânsito.

Evite o uso de celulares, som muito alto ou televisão. Distrações são grandes causadoras de acidentes. Ao dirigir, você precisa ter atenção difusa, evitando surpresas.

Todos os ocupantes do veículo deverão utilizar o cinto de segurança, além disso o motorista sempre estar atento para o ajuste prévio e correto dos retrovisores.

Redobre a atenção com crianças no veículo. O transporte dos pequenos deve ser feito com constante supervisão e conforme previsão no Código de Brasileiro de Trânsito.

Não deixe objetos soltos dentro do carro, pois apesar de parecerem inocentes, podem se tornar fatais, uma vez que numa frenagem mais brusca, eles podem ser lançados contra a cabeça dos ocupantes do veículo, causando lesões e até a morte.

Mantenha uma distância segura do carro à frente, para que você consiga reagir e frear em caso de uma emergência.

Em dias chuvosos ou com neblina, a atenção deve ser redobrada. Além de reduzir a velocidade, deve-se aumentar a distância do veículo a sua frente, uma vez que você precisará de mais tempo para conseguir perceber uma emergência e parar o carro.

A manutenção do seu veículo é de sua responsabilidade, então mantenha as revisões do carro sempre em dia.

Aos motociclistas, ciclistas e pedestres, usuários mais fragilizados em caso de acidentes, o cuidado e a atenção devem ser constantes ao transitar pelas vias, afinal, ocorrências aparentemente leves, podem lesionar gravemente esses usuários.

Em caso de emergência, ligue 193.

Bombeiro militar, o amigo certo nas horas incertas.