Na última sexta-feira (10), véspera do Dia das mães, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) promoveu uma atividade voltada para as mamães da instituição, na Academia de Bombeiros Militar (ABM). Além disso, várias unidades da corporação realizaram ações variadas em homenagem às mães.

Acostumadas a conciliar maternidade e vida profissional, essas mulheres se dedicam a uma jornada de amor inigualável, um compromisso de cuidado e dedicação que transcende todas as barreiras. Independente da profissão, as mães oferecem demonstração diária de entrega, abnegação, coragem e amor incondicional.

Como forma de valorizá-las e também de promover reflexão e luz sobre temas relacionados a maternidade, o CBMMG organizou uma roda de conversa, a fim de contextualizar o cenário moderno em que estão inseridas.

Em uma sociedade onde as demandas do trabalho, família e vida pessoal se entrelaçam exigindo equilíbrio em seus múltiplos papeis, o autocuidado na maternidade; o enfrentamento dos desafios na conciliação entre maternidade e trabalho; as mudanças de rotina que a chegada de um filho traz; o estresse e as preocupações que podem surgir nesse contexto; a construção de uma rede de apoio sólida; a comunicação eficaz com os filhos e a necessidade de uma valorização institucional que reconheça e apoie as mães, são temas que devem ser debatidos.

Para falar sobre todos esses temas, o evento contou com a participação da psicóloga pela UFMG, Jéssica Neves, que também é pós-graduada em psicologia perinatal e obstétrica; Marcela mendes, mestre e doutoranda em serviço social, pesquisadora sobre saúde e sofrimento mental, gênero relacionado ao trabalho; Ângela Corrêa, doula, educadora perinatal e consultora em amamentação; Heloisa Almeida, pediatra, intensivista pediátrica (atuação em consultório de pediatria geral e em CTI pediátrico) e Soraya Fernandes, capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Em um debate aberto e franco, as especialistas falaram de assuntos comuns aos mais complexos, abrindo possibilidades e ofertando informações de qualidade para as participantes, que antes da roda de conversa desfrutaram de um momento de confraternização por meio de um café, servido na ABM.