Décimo Primeiro Batalhão simula grande acidente ferroviário

Início / Notícias Criado em: 30-06-2021 às 12h:59

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), participou na tarde da terça-feira (29), de um simulado conjunto com equipes de socorro da empresa Vale.

A atividade simulou um acidente ferroviário com um trem de passageiros no túnel conhecido como Pedra Furada em Nova Era – MG, com o objetivo de preparar os militares e as equipes de socorro da empresa para atendimento de incidentes envolvendo o transporte de passageiros que leva entre 200 a 250 pessoas em dias normais, podendo chegar a aproximadamente 1000 pessoas em dias de feriados prolongados, além de transportes de cargas.

Para o simulado foi utilizado um trem composto por duas locomotivas e quatro vagões que sofreram um descarrilamento seguido de um tombamento, dentro do túnel, além do envolvimento de vítimas também foi simulado um princípio de incêndio. Foram realizados trabalhos de salvamento em conjunto, contanto com 16 bombeiros militares, 11 funcionários da Vale, 1 unidade de resgate (UR), 1 viatura de Auto Bomba Salvamento (ABS).

Foi utilizado também no simulado a doutrina do Sistema de Comando em Operações (SCO), uma ferramenta de suma importância no gerenciamento de um desastre, que funcionou na estação Desembargador Drumond, em uma sala com estrutura de internet, computadores, quadros e mapas, para coordenar as atividades administrativas da ocorrência. De forma a dar melhor apoio às necessidades da operação.

Ações como esta permite, verificar a eficiência das equipes do Corpo de Bombeiros e funcionários da Vale neste tipo de salvamento/resgate, bem como a melhoria das práticas nesta situação tão específica que é o acidente ferroviário. Esta integração entre o Corpo de Bombeiros e Vale visa a melhorar a qualidade dos serviços prestados por estas instituições no que se refere ao socorro de pessoas em um possível acidente ferroviário com vítimas.