Nesta sexta-feira (5), o Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) completa 25 anos de inclusão nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Este marco representa um avanço significativo na formação e capacitação dos soldados que servem à comunidade mineira com dedicação.

O CTSP/1999 foi o único curso de formação de soldados realizado pela corporação, com duração de 18 meses, tendo sido fundamental na preparação dos militares para enfrentar os desafios e demandas da profissão. Esta longa e abrangente formação é um testemunho do compromisso do CBMMG em garantir que seus soldados fossem plenamente preparados para proteger e servir.

O início

A história do Curso Técnico de Segurança Pública de 1999 está inserida num contexto emblemático para a corporação, período em que o CBMMG conquistou autonomia e começou a se organizar e estruturar como instituição. Nesta mesma data, a primeira escola de soldados foi criada, marcando um novo tempo de formação militar, iniciando uma trajetória de busca constante pela excelência e primazia na capacitação dos bombeiros.

A formação da primeira turma com mais de 200 militares de forma centralizada no então Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros foi um desafio sem precedentes na história do CBMMG. Essa conquista reflete a determinação e a capacidade da corporação em superar obstáculos e se adaptar às necessidades em constante evolução.

Que este aniversário seja celebrado como um tributo ao compromisso, coragem e profissionalismo dos bombeiros militares de Minas Gerais, que continuam a proteger e servir a comunidade com honra e dedicação. Parabéns a todos que fizeram parte dessa jornada!