A Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou nesta terça-feira (16), a solenidade de abertura e aula inaugural do Curso de Proteção e Defesa Civil (CPDEC). O curso desenvolverá, com base na doutrina internacional e nacional, uma abordagem para enfatizar aos alunos a importância da gestão integrada para resiliência aos desastres, fomentando as ações de proteção e defesa civil nos municípios mineiros, sob a articulação das unidades de execução operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

A solenidade contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva, do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel PM veterano Alexandre Lucas Alves, do chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, do comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1ºCOB), coronel Sérgio José Ferreira, da coronel Daniela Lopes da Costa, do comandante da ABM, tenente-coronel Anderson Passos de Souza e demais autoridades convidadas, representando unidades da RMBH.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil realizou a aula inaugural do evento discursando sobre as atividades atualmente desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para a consolidação da política nacional de PDC no país.

Alinhamento com o Plano de Comando

No ano de 2015, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais publicou o Plano de Comando 2015-2026. Este documento, construído de maneira participativa pelos integrantes dos diversos setores da instituição e aprovado pelo alto comando da corporação, apresentou o planejamento estratégico do CBMMG, definindo os objetivos institucionais até o ano de 2026.

A metodologia adotada pelo Plano de Comando previu a realização de revisões deste documento a cada dois anos, de modo a apresentar os resultados alcançados no período anterior e atualizar o diagnóstico dos cenários para a conquista de todos os objetivos estratégicos até o ano de 2026.

Considerando a competência constitucional e legal do CBMMG para coordenar e executar as ações de proteção e defesa civil no estado, a temática de proteção e defesa civil sempre esteve presente em todas as edições do Plano de Comando, se consolidando ao longo das novas edições lançadas.

Ciente que proteção e defesa civil é uma atividade sistêmica e que demanda uma atuação integrada entre o poder público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil organizada, o CBMMG criou, por meio da resolução nº 885, de 10 de janeiro de 2020, o Curso de Proteção e Defesa Civil (CPDEC) - Gestão Integrada para a resiliência a desastres.

Sendo um produto da terceira edição do plano de comando, o CPDEC, enquanto curso de qualificação profissional para o público interno do CBMMG, tem como objetivo capacitar os bombeiros militares de todo o estado para exercerem as atividades inerentes a instituição dentro do sistema de proteção e defesa civil.

Ampliação do leque de atividades

Considerando a competência constitucional e legal do CBMMG para coordenar e executar as atividades de defesa civil em Minas Gerais, o curso visa capacitar os bombeiros militares para ampliar o portfólio de serviços da corporação oferecidos à sociedade mineira, através de ações em todas as fases do ciclo de proteção e defesa civil, não limitando o seu foco às ações de resposta, tradicionalmente atribuídas aos Corpos de Bombeiros Militares.

O início do CPDEC nesta data se torna extremamente oportuno, considerando a publicação da quarta edição do plano de comando no mês de julho de 2021.

Com a quarta edição, a temática de proteção e defesa civil ganhou um grande protagonismo, com a renomeação e redirecionamento do portfólio do plano de comando para portfólio de Proteção e Defesa Civil.

Com essa mudança, o CBMMG alinha estrategicamente, ainda com mais ênfase, todas as ações institucionais com o ciclo completo de enfrentamento às anormalidades no seu sentido mais amplo, seja na gestão do risco de desastres, seja na gestão dos desastres em si.

O curso capacitará os alunos para o desenvolvimento de projetos estratégicos vinculados ao eixo suporte 2, denominado aumento da resiliência aos desastres, e aos três programas estratégicos que integram este eixo, a saber:

- Ciclo Completo de Proteção e Defesa Civil;

- Cidades Mais Resilientes: fomentar a operacionalização das Compdec’s e capacitação em proteção e defesa civil.

Mais uma vez, o CBMMG investe na formação técnica de ponta de seus militares para reafirmar sua inequívoca razão de existir, a de salvar vidas. E para salvar vidas, as ações de proteção e defesa civil são imprescindíveis e cada vez mais necessárias, visando tornar Minas Gerais um estado cada vez mais resiliente.