CGEPP forma militares com a participação do Governador Romeu Zema

Início / Notícias Criado em: 22-12-2022 às 15h:56

Na última quarta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de formatura do Curso de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (CGEPP), com a presença do governador Romeu Zema, que foi o escolhido para representar a turma como paraninfo. O evento aconteceu no Clube dos Oficiais Militares Mineiros, em Belo Horizonte.

A solenidade foi presisdida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva e contou com a presença das seguintes autoridades: governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; procurador-geral do Estado, Dr. Jarbas Soares Júnior; deputado federal, tenente Pedro Doshikazu Pianchão Aihara; chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques e desembargador do Tribunal de Justiça Militar, Sócrates Edgard dos Santos.

Durante a solenidade, o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo, discursou para os presentes: "Hoje, nossos formandos adornam suas fardas com o brevê do CGEPP. Resultado de horas de dedicação aos estudos em uma jornada desgastante, que conjugou a vida acadêmica à vida profissional, exigindo desses oficiais, além de esforço e abnegação, disciplina e organização, que não raro, se estenderam pela madrugada e incontáveis finais de semana. Mais uma vez, os familiares e amigos, já conhecedores das exigências típicas do período acadêmico, mantiveram-se pacientes, incentivando e amparando nossos formandos nessa tão desafiadora missão. Considerando a importância desse suporte para os alunos e para o Corpo de Bombeiros , declinamos nossa mais sincera gratidão. Desta turma, sairão os futuros comandantes, responsáveis por garantir os melhores serviços e a imagem desta corporação, que figura há anos, em primeiro lugar no ranking das instituições de maior credibilidade no Brasil. Isto, portanto, os coloca em um contexto privilegiado, uma vez que são possuidores de um vasto conhecimento, permanentemente consolidado, de atividades exclusivamente de Bombeiro Militar. Fato que nos enche de esperança de que teremos um Corpo de Bombeiros cada vez mais profissional, organizado e eficiente."

Já o paraninfo da turma, governador Romeu Zema, fez uso da palavra durante a solenidade, confira um pequeno trecho da fala: "Quero deixar um recado aos 30 novos formandos: Como todo militar começa, eu comecei na base, comecei varrendo chão, e fui galgando. Isso ensina muito, pois quem esteve na linha de frente, sabe as dores que o operacional tem. Os formandos aqui, tem que exercer a função de gestão como se fossem pai, mãe, amigo, treinador de um sargento. Durante muito tempo da minha carreira, um dos maiores erros que cometi foi desconsiderar essa individualidade de cada um. Algumas pessoas só de olhar já sabem o que estamos querendo, já outros precisamos conversar um pouco mais, mas temos que olhar para as pessoas de forma individual. Acho que a riqueza da gestão está basicamente nisso, de nós gestores, tratarmos as pessoas de forma diferente, para que todos possam aprender. E sempre lembrar que as pessoas não são máquinas e nem números." finalizou o chefe de estado.

Primeiro curso ministrado pelo CBMMG

Neste ano de 2022, foi realizado o 1° Curso de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (CGEPP), totalmente conduzido pelo CBMMG, o que é motivo de muito orgulho e representa um marco institucional.

O CGEPP (pós-graduação lato sensu), modalidade de ensino semipresencial, foi ministrado nas dependências da Academia de Bombeiros Militar, sendo formado por 30 oficiais superiores do CBMMG (7 Tenentes-Coronéis e 23 Majores), os quais estão sendo preparados para no futuro serem os gestores máximos da corporação, representando o alto comando.

O curso durou 9 meses, com um total de 373 horas-aula, e os conteúdos abordados possibilitaram aos oficiais superiores uma reflexão sobre a gestão pública, sociedade e desenvolvimento de habilidades enquanto agente multiplicador de processos organizacionais e intercâmbio com outros órgãos e agências governamentais.

Vale destacar que todos os discentes tiveram obrigatoriamente uma formação inicial de 4 anos no Curso de Formação de Oficiais (CFO), além de terem realizado uma especialização lato sensu, como capitães, com aproximadamente 360 horas-aula, na área de Gestão Estratégica em Defesa Civil ou similar.

Outro ponto importante é que os discentes possuem entre 21 a 23 anos de efetivos serviços prestados à corporação. Ou seja, possuem expertises profissionais em várias áreas em decorrência das diversas capacitações profissionais realizadas, além de estarem lotados em todas as regiões do estado, executando suas atividades profissionais, que reflete no alcance dos ensinamentos e doutrinas recebidas em sala de aula, considerando ainda o compartilhamento das experiências vivenciadas, que contribui para o desenvolvimento do estado, refletindo em uma população mais segura e resiliente.

Visita técnica em Portugal

Em novembro, 29 oficiais superiores do Curso de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (CGEPP/2022) tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias, técnicas operacionais, instalações físicas, práticas gerenciais afetas a desastres e políticas públicas desenvolvidas pelo governo português que estão diretamente relacionadas com o ciclo de defesa civil, principalmente os das fases de prevenção e preparação para desastres naturais.