A primeira semana, conhecida como Semana Zero, do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) iniciou nesta manhã, dia 4 de abril, com uma palestra de boas-vindas proferida pelo Chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.

Os cadetes foram recepcionados pelos alunos do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) que organizaram a Semana Zero com palestras de apresentação, ordem unida, atividades físicas e instruções sobre as ações dos bombeiros. O objetivo é recepcionar os cadetes e adaptá-los ao ambiente acadêmico.

O CFO inicia com 35 cadetes, sendo 23 de Minas Gerais e 12 do Rio Grande do Norte, que tem um convênio com o CBMMG para a formação de seus oficiais. Os alunos serão aspirantes a oficiais em 2025 e irão comandar as mais diversas unidades de bombeiro no estado.

Na aula inaugural, realizada no dia 4 de abril, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), o coronel Erlon discorreu sobre as diversidades que o CBMMG passou nos últimos anos (Operação Brumadinho, chuvas históricas em Belo Horizonte, pandemia, mudanças na previdência dos bombeiros, missões internacionais e nacionais) e o êxito que foi obtido com muito esforço, dedicação e responsabilidade dos militares.

O chefe do Estado-Maior explanou sobre a importância da união e interação dos bombeiros em nível nacional, que traz como uma das consequências a capacitação e a excelência do trabalho executado. Ainda lembrou que os cadetes serão, principalmente, gestores da instituição e das ocorrências e que todas as missões devem ser executadas com total esmero, dedicação e compromisso.