O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, perante gestão da Academia de Bombeiros Militar, iniciou no dia 30 de agosto de 2021, o Curso de Formação de Instrutor de Brigadistas (CFIB) modalidade presencial. O curso é destinado aos profissionais encarregados de ministrar instruções aos alunos dos cursos de formação de brigadistas profissionais, brigadistas florestais ou brigadistas orgânicos em conformidade com a Portaria nº 54, de 02 de julho de 2020.

As aulas foram iniciadas na modalidade EAD, sendo que a partir desta data a modalidade presencial ocorre com turmas nos Comandos Operacionais do interior e na própria ABM.

O curso terá um total de seis semanas sendo que duas já ocorreram na modalidade EAD e quatro serão na modalidade presencial.

As disciplinas ministradas no curso são: Primeiros Socorros, Combate a Incêndio Urbano, Combate a Incêndio Florestal e Produtos Perigosos. Os profissionais formados estarão aptos para levar um treinamento de excelência às escolas credenciadas no âmbito do CBMMG em todo o estado.