CTP realiza evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Início / Notícias Criado em: 07-06-2023 às 08h:30

Na última sexta-feira (02), o Centro de Treinamento Profissional (CTP), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou a primeira edição do evento Abrace a lagoa dos bombeiros, em comemoração à semana do meio ambiente de 2023 e contou com a participação de 150 crianças, de diversas escolas municipais, que fizeram, em conjunto com os bombeiros, um ato simbólico, em favor da proteção ambiental deste importante manancial da região.

O evento faz parte de um projeto da Academia de Bombeiros Militar (ABM), realizado por meio do CTP, com o objetivo de ressignificar e gerir o ativo ambiental do CTP/ABM, o qual é composto por extensa área de vegetação, lagoa e nascentes, além de uma vasta fauna e flora local.

O projeto está sendo inserido no programa Pró-Mananciais da Copasa, que possui investimentos para proteção de nascentes e mananciais, além de ser incentivado pelo fórum permanente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Vargem das Flores, grande reserva e potencial hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A lagoa do CBMMG pertence ao grande complexo hídrico e macrobacia da Vargem das Flores, sendo que diversos estudos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com os objetivos de proteção da bacia, despoluição dos mananciais, recuperação ambiental e educação ambiental da comunidade.

O evento foi realizado conjuntamente pelo CBMMG com os seguintes órgãos: secretaria municipal de meio ambiente de Contagem, Copasa, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e grupo de mobilização e educação ambiental da APA Vargem das Flores. A integração de todas essas instituições demonstra o esforço das ações em prol da preservação ambiental, com impactos diretos na educação da comunidade e seu processo de resiliência aos desastres, que de forma inerente já acontece.