Corpo de Bombeiros tem novo comandante-geral

Início / Notícias Criado em: 01-02-2023 às 10h:26

Na manhã desta terça-feira (31), tomou posse o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na Academia de Bombeiros Militar em Belo Horizonte. O coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior do CBMMG nos últimos quatro anos, assumiu como comandante-geral da corporação com o desafio de manter o processo evolutivo empreendido por seu antecessor, coronel Edgard Estevo da Silva.

A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema e das seguintes autoridades: desembargador do Tribunal de Justiça, Marcos Henrique Caldeira Brant; defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Jarbas Soares Júnior; presidente do Tribunal de Justiça Militar desembargador coronel PM Rúbio Paulino Coelho; capitão dos Portos de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena; comandante do CIAAR, brigadeiro do ar, José Henrique Kaipper; secretário de Estado de Segurança Pública, Rogério Greco, além de outros representantes das esferas política, civil e militar.

Em seu pronunciamento, o novo comandante dos bombeiros ressaltou a importância da família em suas conquistas pessoais e fez também agradecimento especial, permeado de emoção, ao coronel Estevo. “Meu agradecimento ao meu amigo, irmão e companheiro nas agruras e nas vitórias. Há mais de 12 anos nessa instituição que aprendemos amar e respeitar, foram vários momentos emblemáticos: Brumadinho, chuvas, estiagem, missões internacionais, pandemia, ou seja, vários desafios. Estou orgulhoso em seguir seus passos neste momento. Vamos manter, com toda a certeza, o CBMMG em evolução contínua. Após duas tentativas de mudança de rota, decidimos manter, por mais um tempo, o curso em andamento. ”

O coronel Estevo destacou sua gratidão pelo tempo à frente da corporação: “Como comandante-geral alcancei o último ciclo de minha carreira na instituição. Já no primeiro mês no exercício da função enfrentava aquele que seria um grande desastre na vida de muitas famílias e também no estado de Minas Gerais, e que transformamos na maior operação do Corpo de Bombeiros e símbolo de cuidado e respeito por parte do estado para com nossa população. Estivemos em Moçambique e no Haiti e em outros estados do Brasil levando apoio, fazendo do CBMMG uma referência em atendimento. Em diversos momentos respondemos de forma eficaz ocorrências que poderiam ter se transformado em tragédias, ampliamos e proporcionamos crescimento de até 23% da corporação para todo o estado, atendemos mais e melhor, conquistamos um espaço importante que é onde estamos agora nessa solenidade. Enfim, entregamos um Corpo de Bombeiros melhor do que recebemos. Despeço-me com o firme sentimento de dever cumprido. Peço desculpas pelas falhas, e ao meu amigo, coronel Erlon, agradeço por ter sido a mão estendida. Desejo sucesso e serenidade no comando-geral da instituição de maior credibilidade do país. ” Concluiu.

O governador Romeu Zema agradeceu ao coronel Estevo pelo comprometimento e dedicação e destacou que deseja que essa amizade entre os dois seja permanente. Ao coronel Erlon, ele disse que a corporação está em ótimas mãos e se colocou à disposição para ajudar na gestão da forma que for possível. Ele reconheceu ainda que precisa continuar a ampliação das unidades no estado e frisou que os investimentos na corporação são fundamentais para que Minas continue avançando.

Experiência no comando

Aos quarenta e nove anos, o cel Erlon figura como um gestor experiente e qualificado, com  formação nos cursos de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais; Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul; Gestão e Organização Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais em; Especialização em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro; Gestão Estratégica e Defesa Civil pela Faculdade Del Rey; Curso Superior em Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra no RJ; Especialização em Inteligência Estratégica pela WPos; Especialização em Inteligência de Segurança Pública e Cenários pela PMMG.

Ele atuou também como assessor militar do Corpo de Bombeiros na Secretaria de Estado de Defesa Social; chefe da Inteligência no CBMMG; comandante da Academia de Bombeiros Militar; diretor de Tecnologia e Sistemas da corporação; comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros (BH); diretor de Logística e Finanças do CBMMG e subcomandante-geral do CBMMG entre 2019 e 2022.

Desafios e planos para a nova gestão

Na visão do novo comando, permanecerão como prioridade as ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução desempenhadas pelo CBMMG. Para o futuro, o CBMMG continuará trabalhando em prol da proteção e fortalecimento do propósito de salvar tanto no âmbito do Estado, União e internacionalmente em ações integradas de gestão dos riscos e dos desastres.

Outro ponto fundamental será a continuidade da expansão coordenada e o aumento da cobertura do atendimento em mais municípios, associada à evolução gerencial, logística e tecnológica na atividade operacional e administrativa da corporação, bem como o incentivo ao envolvimento da comunidade nas ações de prevenção ao sinistro.