Corpo de Bombeiros promove o 1º curso de perícia de incêndios em vegetação

Início / Notícias Criado em: 01-09-2021 às 11h:09

Buscando a excelência e inovação, na última segunda-feira (30), o 4º Comando Operacional de Bombeiros de Minas Gerais (4º COB), de forma pioneira, deu início ao 1º Curso de Perícia de Incêndios em Vegetação (CPIV) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O curso, que é coordenado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) e conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, está ocorrendo desde o dia 30 de agosto e finaliza no dia 03 de setembro.

Apesar de sua importância, a investigação das causas dos incêndios em vegetação ainda é um assunto pouco difundido e estudado no Brasil. As perícias nos incêndios em vegetação têm por objetivo subsidiar o Ministério Público no oferecimento de denúncias contra eventuais infratores, enrobustecendo os Inquéritos Policiais através da comprovação de existência de indícios e/ou vestígios de cometimento de crime ambiental, colhidos no local dos incêndios.

O CPIV contará com 32 alunos, entre eles profissionais do CBMMG, Polícia Civil de Minas Gerais e Instituto Estadual de Floresta. O curso tem carga horária de 42 horas e contará com atividades teóricas e práticas de campo.

A preocupação com os incêndios florestais é uma realidade global, porque muito mais que prejuízos financeiros, os incêndios em vegetação trazem prejuízos imensuráveis à biodiversidade, à vida humana e aos ecossistemas.

Como questão de segurança pública, o combate aos incêndios em vegetação precisa também de ações de repressão, a fim de tornar a atuação dos órgãos de resposta mais efetivas.

O objetivo do curso é capacitar os participantes na produção de laudos periciais que possam indicar a causa e a localização da origem do incêndio florestal no estado de Minas Gerais, por meio da interpretação dos efeitos deixados pelas chamas durante a dinâmica desenvolvida em seu percurso.