Na tarde da última quarta-feira (14), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se reuniu com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) com o intuito de padronizar os registros de incêndios em Unidades de Conservação do Estado.
Estiveram presentes na reunião a Comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, acompanhada do Comandante Especializado de Bombeiros, coronel Thiago Lacerda Duarte, e do Coordenador de Meio Ambiente, Tenente-Coronel Ivan Santos Pereira Neto, juntamente com a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, o Diretor-Geral do IEF, Breno Esteves Lasmar, o Subsecretário de Fiscalização Ambiental na SEMAD, Alexandre de Castro Leal e o Gerente de Preveção e Combate a Incêndios Florestais, Rodrigo Bueno Belo.
Foram discutidos os procedimentos de identificação e registro dos incêndios, bem como mensuração de áreas queimadas.
O esforço integrado visa uniformizar e padronizar o registro de informações sobre incêndios florestais nas 95 Unidades de Conservação do Estado. Esta sinergia corrobora com a visão dos órgãos, direcionada à melhoria contínua na prestação do serviço público.
Enfim, a integração entre os órgãos da Força Tarefa Previncendio (FTP) potencializa as ações de proteção ao meio ambiente, além de promover bem estar social ao povo mineiro.