A técninca do manejo busca utilizar o fogo de forma planejada para promover a regeneração de ecossistemas
Na última terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou de forma integrada a outras agências, de uma importante ação preventiva na região do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. A atividade teve como objetivo a realização de vistorias em campo para definir áreas prioritárias para a execução do Manejo Integrado do Fogo (MIF), uma prática essencial para a conservação ambiental e prevenção de incêndios florestais.
O Manejo Integrado do Fogo é uma estratégia que busca utilizar o fogo de forma controlada e planejada, com o objetivo de promover a regeneração de ecossistemas, reduzir a carga de combustível e prevenir incêndios florestais. Essa abordagem é fundamentada em princípios científicos que reconhecem o fogo como um elemento natural e, quando utilizado de forma adequada, pode ser um aliado na conservação da biodiversidade e na promoção da saúde dos ecossistemas.
Uma das técnicas abordadas durante a ação foi o "aceiro negro", que consiste na criação de faixas de solo limpo ao redor de áreas florestais. A técnica de confecção utiliza o fogo de forma planejada, monitorada e controlada, onde a vegetação é queimada. Esse procedimento contribui para a segurança das queimadas controladas e para a proteção de áreas sensíveis, minimizando os riscos de incêndios.
Integração
A atividade contou com a colaboração de diversas agências e instituições, incluindo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ibama, Prefeitura de Moeda, Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil dos municípios envolvidos, PUC Minas, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), Brigada Carcará, EPR Via Mineira, que é responsável pela rodovia , além de representantes da Empresa Vale, Vallourec e Gerdau. Juntos, esses órgãos formaram um grupo de trabalho comprometido com a preservação ambiental e a segurança das comunidades.
O grupo percorreu um trecho de 10 km ao longo da BR 356, no sentido Belo Horizonte - Rio de Janeiro, iniciando a partir do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, nas proximidades do condomínio Retiro das Pedras. Durante o percurso, foram identificadas as áreas prioritárias para a realização da técnica de aceiro negro, que será executada de forma segura no momento oportuno, com o objetivo de atuar na prevenção aos incêndios florestais no Parque Estadual da Serra do Rola Moça
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população, promovendo ações integradas, que visam a prevenção de incêndios e a conservação dos recursos naturais.