Aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro, na cidade de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, o 10º Encontro Militar de Mobilização Social - EMMOS. Promovido pela Associação Feminina de Assistência Social e Cultura – AFAS, o evento contou com a participação 17 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e 36 da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Esses militares estão à frente de projetos sociais que atuam no terceiro setor em diversas áreas de acolhimento, suporte e assistência ao público infanto-juvenil, adulto e idoso.
A comandante-geral, coronel Jordana Filgueiras Daldegan, ministrou a palestra inaugural e em suas palavras destacou a importância de cada militar que atua em projetos sociais, o que ela classificou como uma missão que transcende o propósito institucional da corporação.
Ao longo dos dias do encontro, várias palestras foram oferecidas aos militares no intuito de instruí-los e capacitá-los na gestão dos projetos que desenvolvem. Houve também a entrega da premiação do concurso “Militar que eu quero Ser” em que dois projetos desenvolvidos por militares do CBMMG foram agraciados. Esse concurso visa premiar projetos sociais que se destacam nas categorias "projetos ativos" e "projetos iniciantes"
A Associação Ministério Jericó, sediada em Santa Luzia e dedicada ao acolhimento voluntário de homens adultos em processo de recuperação de Transtorno por Uso de Substâncias (TUS), na modalidade de Comunidade Terapêutica, conquistou o 3º lugar no concurso. O projeto é idealizado e coordenado pelo tenente Eduardo de Matos Fernandes, lotado na Ajudância-Geral do CBMMG. Com a premiação, no valor de 12 mil reais, a instituição poderá investir na aquisição de materiais essenciais para fortalecer suas atividades terapêuticas e ampliar o alcance social de sua missão.
Já o Projeto Assistencial Laguna - Projal, que oferta diversas atividades esportivas para cerca de 350 crianças e adolescentes na cidade de Contagem, coordenado pelo sargento Alexandre Aparecido Alves de Souza, lotado do 2º BBM, ficou em 4º lugar recebendo o prêmio de 10 mil reais. O valor será investido na compra de materiais a serem usados nas oficinas do projeto.
Além dos projetos realizados fora do expediente de trabalho, executados de forma voluntária pelos militares, o CBMMG, por meio de suas unidades em todo o estado, executa projetos sociais institucionais como Prodinata, Bombeiro nas Escolas e também diversos projetos sociais como o Bombeiro Sênior, Bombeiro Mirim, Motociclista Seguro, entre outros.
O evento foi uma excelente oportunidade de adquirir conhecimento, fazer contatos com empresas que patrocinam o terceiro setor e trocar informações com militares que passam pelos mesmos desafios em diferentes projetos.