Na manhã desta sexta-feira (12), o Largo Dom João, em Diamantina, foi palco da tradicional cerimônia de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, que neste ano celebrou também os 123 anos de nascimento do ex-presidente mineiro.

A solenidade, marcada pelo simbolismo histórico e pela presença de diversas autoridades civis e militares, contou com a participação do governador do Estado, Romeu Zema; do vice-governador, Mateus Simões; do Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel BM Moisés Magalhães de Sousa, que representou a corporação; do Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Leite; do Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; além de deputados federais e estaduais, prefeitos e demais representantes dos Poderes constituídos.

Na ocasião, foram homenageados com a Medalha JK o Coronel BM Júlio César Tóffoli, comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), e o Tenente-Coronel BM Marcos Anderson Viana Soares, subdiretor da Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI), em reconhecimento às contribuições prestadas ao Estado e à sociedade mineira.

Instituída pela Lei nº 11.902, de 1995, a Medalha JK é concedida anualmente no dia 12 de setembro, data natalícia de Juscelino Kubitschek, em sua terra natal, Diamantina. A honraria é entregue nos graus Grande Medalha e Medalha de Honra, após deliberação do Conselho da Medalha, formado por representantes do Governo de Minas Gerais, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Prefeitura de Diamantina e membros da família do ex-presidente.

O evento contou com a participação da Guarda de Honra, composta por militares da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIA IND) e da Polícia Militar, além da execução do Hino Nacional pela Banda de Música do 3º Batalhão da PMMG.

A presença do CBMMG no evento reforça o papel da corporação em solenidades cívicas de maior relevância do Estado, reafirmando sua tradição de valorizar a memória histórica e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura.

Ao final, o governador Romeu Zema ressaltou os projetos de obras relevantes a serem executadas e entregas previstas pelo Governo de Minas, reforçando que a memória de Juscelino Kubitschek renova a esperança de dias melhores e de importantes avanços para o futuro da nação.

Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Coronel BM Moisés, aproveitou para conversar com a tropa da 6ª CIA IND, ocasião em que foram contextualizados os projetos institucionais previstos no Plano de Comando da corporação e reforçado o irrestrito apoio do Comando às demandas e necessidades da unidade.