Na manhã do dia 4 de julho de 2025, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) foi palco do lançamento de uma obra técnica intitulada "Análise dos Sistemas de Gerenciamento de Desastres Português e Brasileiro frente ao padrão das Nações Unidas e da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema)". A obra consolida-se como um marco técnico que reforça o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) como referência nacional em Gestão de Desastres, alinhando-se às diretrizes internacionais da ONU e da Fema.
O lançamento do livro do tenente-coronel Kleber Silveira de Castro, oficial do CBMMG, é fruto da Dissertação de Mestrado em Gestão de Socorro e Emergência, cursada entre 2022 e 2023, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro, Portugal. O evento ocorreu na Biblioteca Tenente Hélio Galvão, reunindo autoridades, oficiais, praças e convidados.
O ponto alto do evento foi a entrega de exemplares à própria Academia de Bombeiros Militar, instituição formadora que moldou a trajetória profissional do autor. A doação representa o compromisso com o fortalecimento da base técnico-científica da corporação, especialmente no campo da Gestão de Riscos e Desastres. O autor destacou, com gratidão, o apoio institucional do CBMMG, que tem sido, ao longo dos anos, sustentáculo e inspiração de sua caminhada profissional. A ABM também foi especialmente homenageada pelo apoio à realização do lançamento, com menção ao tenente-coronel Rafael Cosendey, pelo suporte direto e pela confiança.
O evento reportou o patrocínio da Resgatécnica e da Fundação Salvar, que viabilizaram a impressão de exemplares destinados à doação para unidades do CBMMG, ampliando o acesso ao conhecimento especializado no âmbito da corporação. Além disso, o ISCIA apoiou institucionalmente o projeto. Com este suporte e o investimento pessoal do autor por meio das vendas de exemplares impressos, está em andamento a produção de uma versão digital expandida acessível da obra, que será lançada em breve.
Em seu pronunciamento, o tenente-coronel Kleber prestou sincera homenagem à sua família, reconhecendo o papel essencial de seus entes queridos em cada etapa da jornada pessoal e profissional, especialmente nos 11 meses que morou em Portugal para os estudos e produção diversos de textos técnicos que foram publicados em eventos internacionais.