Nesta sexta-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte, a solenidade de formatura de 34 cadetes no Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 22 militares de Minas Gerais e 12 militares do estado do Rio Grande do Norte. A cerimônia marcou o fim da intensa temporada de preparação para o início do aspirantado, momento em que irão trabalhar efetivamente em atividades operacionais de bombeiro.
Em seu pronunciamento, a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, falou sobre as características do carcará, ave de rapina que deu nome à turma de mineiros e potiguares, destacando qualidades como coragem, resiliência e determinação, tão necessários para o desenvolvimento da profissão.
A comandante também falou sobre a responsabilidade que eles irão assumir como oficiais: “Serão o exemplo para suas tropas, referência de conduta e ética, garantindo que seus militares tenham as condições necessárias para cumprir a missão com excelência. Além disso, representarão o CBMMG e o CBMRN nos diversos municípios que irão servir, levando adiante o compromisso e a credibilidade de instituições respeitadas.”
O paraninfo da Turma Carcará foi o deputado estadual Gustavo Valadares, escolhido por ser uma referência de liderança e demonstrar comprometimento com o bem-estar do cidadão mineiro, principal alvo e razão do serviço de bombeiro militar.
Troféu Excelência
Um dos momentos emblemáticos do evento foi a entrega do Troféu Excelência, concedido pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, ao aspirante Lucas de Faria Borges, em reconhecimento pelo desempenho geral nas atividades durante o curso, por seus pares de turma e pelos oficiais da ABM.
O troféu foi entregue ao cadete pela vice-presidente da AOPMBM, coronel PM veterana Rosângela Freitas e o segundo vice-presidente major BM veterano Nivaldo Soares.
Autoridades
Prestigiaram o evento, além da comandante-geral e do paraninfo, as seguintes autoridades: o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior; o subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa; o coronel EB Leonardo Toledo de Melo Ramos, representando o comandante da 4ª Região Militar; o comandante da ABM, coronel Peron Batista da Silva Laignier; o diretor de Educação Escolar, coronel PM Sandro Vieira Correa, representando o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais; o terceiro vice-presidente desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; o desembargador coronel BM Osmar Duarte Marcelino, representando o presidente do TJMG; a tenente-coronel Conceição Vinagre Pinto Filho, representando o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica; a chefe do Departamento de Tráfego Aquaviário, capitão de corveta Larrúbia da Silva Freitas, representando o capitão dos Portos de Minas Gerais; o promotor de Justiça Dr. Felipe Gomes de Araújo, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, dentre outras autoridades civis e militares.