O Governo do Estado de Minas Gerais, na última quarta-feira (20), realizou a cerimônia de entrega da medalha que leva o nome do pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira. Na oportunidade, militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foram agraciados com a honraria.
A honraria reconheceu 130 personalidades e instituições que se destacam em Minas Gerais e no Brasil. A cerimônia marcou os 152 anos de nascimento do inventor mineiro Alberto Santos Dumont. Personalidades e entidades foram condecoradas nos graus Ouro, Prata e Bronze.
A comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan foi agraciada com o grau ouro da comenda. Além da comandante, também foram agraciados os seguintes bombeiros: tenente-coronel Peterson José Paiva Monteiro, major Norton Ornelas Prates, subcomandante da 3ª Companhia especializada em Operações Aéreas; subtenente Walter Lucas de Jesus e sargento Deusdet Moreira de Souza. Quase todos os agraciados do CBMMG são integrantes da atividade aérea da corporação; uma homenagem que valoriza a atuação dos militares em uma atividade tão necessária.
“É uma honra assumir esta tribuna nesta terra que guarda a memória do genial mineiro Alberto Santos Dumont. Seus feitos não se restringem a aviação. É, sobretudo, um convite permanente à inovação, à coragem, à superação e ao compromisso com o bem comum. ”, ressaltou a comandante-geral.
A cerimônia também reconheceu oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica, das Polícias Militar e Civil. Além de generais, coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, suboficiais, sargentos e comandantes de unidades estratégicas, reconhecendo a relevância dos setores da defesa e segurança pública para o estado.