Com as duas novas bases, a cobertura no estado chegará a 100% para resgate aeromédico e de emergência

Com recursos do Fundo Estadual de Saúde, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), recebeu oficialmente, nesta sexta-feira (14), no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), dois helicópteros modelo EC145-D3, no valor de R$82.241.042,50, cada. A aquisição permitirá ampliar o serviço com o funcionamento das bases de Juiz de Fora e Governador Valadares.

 O valor total do investimento é de R$164.482.085,01 e a cobertura dos veículos será em todo o estado de Minas Gerais, beneficiando toda a população mineira com a otimização dos serviços pré-hospitalares. 

Presente no evento de entrega, o governador Romeu Zema destacou o ganho com a agilidade no atendimento e transporte dos pacientes, os avanços no Corpo de Bombeiros Militar, por meio de seus comandantes, e também sobre o esforço da SES para permitir melhorias na saúde em Minas. 

“Hoje estamos coroando essa união de tecnologia de bombeiros que estará presente em todo o estado; e da saúde que estará mais bem equipada.” 

Segurança e agilidade

O modelo multimissão, é capaz de cumprir diversas tarefas tais como, atendimento pré-hospitalar; atendimento inter-hospitalar; transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como realizar o transporte de equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos.

O veículo é equipado com guincho de salvamento, podendo atuar no salvamento de pessoas ilhadas, além de conter todos os equipamentos médicos que a transformam em uma UTI aérea. A aeronave oferece mais segurança nos transportes ao possibilitar que o copiloto esteja embarcado em todos os deslocamentos, sem necessidade de retirá-lo para embarque de pacientes.

Seguindo o plano de distribuição e operacionalização dos cinco novos helicópteros adquiridos, um já entregue em 2024 e destinado à Uberaba para operação; e dois sendo entregues hoje, nesta solenidade. A previsão é de que as cinco companhias especiais de operações aéreas que abrangem o SAAV, localizadas no interior (Uberaba, Montes Claros, Varginha, Juiz de Fora e Governador Valadares), recebam os novos helicópteros até o final de 2025.

A previsão é que um EC145-D3 inicie a operação de imediato na base de Varginha e o outro permaneça realizando treinamento da tripulação até o meio do ano, quando passará a ser operada em Belo Horizonte.

Com essas duas novas bases, a cobertura no estado chegará a 100% para resgate aeromédico e de emergência.

O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, frisou que as duas aeronaves são as mais modernas do Brasil, e mencionou um dos integrantes do Arcanjo 04, que acompanhou o processo de aquisição dos veículos antes do acidente. “Queria dizer que o capitão Wilker, estava conosco no momento da compra e estava muito feliz. Ele disse que a missão estava cumprida quando o processo foi finalizado.” 

A comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, comemorou a aquisição. “Celebramos a conquista de dois helicópteros multimissão para integrar a frota Esquadrilha Arcanjo, que atualmente conta com nove aeronaves. É uma vitória para nós, resultado de um trabalho de excelência feito em prol do nosso bem mais vitorioso: a vida.”

 Parceria 

As aeronaves adquiridas com recurso da saúde serão destinadas aos atendimentos do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), serviço realizado através de parceria envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência. o serviço integrado tem por finalidade usar aeronaves para realizar o atendimento pré-hospitalar, atendimento inter-hospitalar SUS Fácil, salvamentos, transporte de órgãos e tecidos humanos e apoio à força estadual de saúde.

Atualmente, a frota de aeronaves operadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é de 9 aeronaves, sendo 3 aviões e 6 helicópteros, à disposição da população para oferecer um atendimento rápido e eficiente, independente da distância. 

Autoridades

Além do governador Romeu Zema e do secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, prestigiaram o evento, o deputado federal Pedro Aihara, representantes do executivo federal, estadual e municipal, poder legislativo e judiciário, presidentes de associações civis, miliares, dirigentes de autarquias, conselhos estaduais e autoridades militares. Também estiveram presentes o chefe do Estado-maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa e coronéis do alto comando.