O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) formalizaram, na manhã desta segunda-feira (13), uma parceria inédita com o setor produtivo rural mineiro para fortalecer as ações de prevenção a incêndios no meio rural. A solenidade, realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), no bairro Floresta, em Belo Horizonte, marcou a assinatura do Protocolo de Intenções que formaliza a união entre o CBMMG e o setor agropecuário. O evento reuniu autoridades e representantes das principais entidades do agronegócio do estado, simbolizando um pacto coletivo pela preservação ambiental e pela segurança das comunidades rurais.

Entre as instituições signatárias, participaram o CBMMG, representado pela Comandante-geral, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes; o presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo; a presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), Adriana Maugeri; o Presidente da Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), Mário Campos; o diretor e presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater-MG, Otávio Martins Maia; e o assessor institucional Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Geraldo Magela da Silva.

A iniciativa busca ampliar o alcance das campanhas de prevenção, fortalecer as redes de monitoramento e capacitar produtores em ações de combate e manejo preventivo do fogo. O esforço conjunto pretende reduzir significativamente os impactos dos incêndios nas principais culturas agrícolas e áreas de preservação do estado.

“Estamos vivendo um marco na história de Minas. A assinatura destes protocolos representam a maturidade institucional do nosso Estado no enfrentamento dos incêndios em vegetação nas propriedades rurais. O Corpo de Bombeiros é responsável pelo combate direto ao fogo, mas precisamos desses parceiros para potencializar nossas ações e entregar um serviço cada vez melhor à população mineira”, afirmou a Comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.

O ato simbólico de assinatura dos protocolos encerrou-se com o registro da foto oficial, selando o início de uma agenda integrada entre o poder público e o setor produtivo em prol da segurança e sustentabilidade no campo.