A corporação soma mais de 4 milhões de atendimentos nos últimos 10 anos

Comemorado em todo o país, o Dia Nacional dos Bombeiros representa um marco na história da sociedade e no serviço de combate a incêndio no Brasil. Desde 1856, quando Dom Pedro II assinou o decreto que criava o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte, homens e mulheres têm se doado em prol de uma vida comprometida com o dever de salvar. Em Minas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) acumula mais de 4 milhões de ocorrências atendidas na última década, e tem buscado cada vez mais aprimorar a prestação de serviço para o povo mineiro. 

“Além da farda, existem histórias de coragem e superação diária”, este é o tema que conduziu as celebrações do Dia Nacional dos Bombeiros neste ano. O mote nos ajuda a refletir sobre a missão do bombeiro militar, que transcende a farda e o transforma em um agente com a responsabilidade de salvar em qualquer lugar ou circunstância.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem sido motivo de grande orgulho para todos nós, mineiros, pelo trabalho e pela forma como atua. Tenho tido a oportunidade, em diversas oportunidades, quando acompanho tragédias, desastres naturais por todo o estado de ver a efetiva participação dos bombeiros em prol do povo mineiro. Reconheço e agradeço todo esse esforço que tem sido feito”, destacou o governador Romeu Zema.

A solenidade realizada nesta quarta-feira, 2 de julho, no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi presidida pela comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, que expressou gratidão à tropa: "Neste dia especial, manifestamos nossa gratidão a cada bombeiro e bombeira de Minas Gerais. Agradecemos pelo empenho, pela dedicação incondicional, pelo compromisso silencioso com o bem comum. Estamos trabalhando incessantemente para melhorar as condições de trabalho da nossa tropa. Sabemos que há muito a avançar e não nos furtamos da responsabilidade.”

O vice-governador Mateus Simões falou sobre o sentimento de orgulho dos mineiros. "Temos um orgulho imenso do que vocês representam para o nosso Estado. Espero que nós não tenhamos de passar por provas outras, como o Brumadinho, nem tristezas outras como a do Arcanjo 4. Mas fico reconfortado por saber que nenhum desses eventos retirou dos senhores a disposição para estar ao lado da população quando ela precisa.”

Medalha Dom Pedro II

Outro momento marcante do evento foi a entrega da Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria da instituição. É atribuída àqueles cuja dedicação e apoio são essenciais para o sucesso das iniciativas da corporação. Ela é conferida a autoridades, personalidades e militares que compartilham com o CBMMG o compromisso de salvar vidas e proteger a população mineira. 

A corporação concedeu a honraria a 32 autoridades civis, personalidades e militares, e 57 militares da corporação, em um gesto de reconhecimento pela dedicação e parceria dos agraciados em colaborar com o fortalecimento da instituição.

Em busca da excelência

Consciente da necessidade de avançar, o comando do CBMMG, junto ao Governo do Estado, tem buscado alternativas para a valorização da tropa e o aprimoramento do serviço operacional. No último ano, foram mais de 470 mil ocorrências atendidas em todo o estado. Também foi um período em que a nossa capacidade de atendimento foi colocada à prova, com mais de 29 mil registros de incêndio em vegetação agravados pela falta de chuvas e pelas altas temperaturas.

Em 2025, já temos motivos mais do que suficientes para comemorar. A ampliação e renovação da frota de viaturas, a revitalização de quartéis, os avanços por meio de novos parceiros para a captação de recursos alternativos e os investimentos nas áreas de pesquisa e inovação científica têm elevado o potencial de atendimento.

Mas ainda há muito o que fazer e o CBMMG segue em busca de soluções para reforçar o efetivo; concursos internos para a progressão de carreira; ações efetivas de promoção à saúde; ampliação da articulação operacional com a instalação de brigadas de incêndio treinadas pelo Corpo de Bombeiros Militar; e a renovação da frota, por meio de parcerias, entre outras iniciativas.  

Enquanto todos correm na direção contrária, avançamos rumo ao desconhecido para levar esperança em meio aos caos e proteção em meio ao perigo. Tudo isso para servir ao propósito maior de salvar!

Autoridades:

Governador do Estado, Romeu Zema; vice-governador Mateus Simões; comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; procurador-geral de justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; deputado federal Pedro Aihara; deputado federal Stéfano Aguiar; general de divisão Adriano Fructuoso da Costa; brigadeiro do ar Alexandre Avellar Leal; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Julio César Lorens; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Denise Alves Horta; desembargador do Tribunal de Justiça Militar, Osmar Duarte Marcelino; chefe do Gabinete Militar coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende; subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa; superintendente da Receita Federal, auditor fiscal Mario Jose Dehon Santiago; capitão dos portos, capitão de mar e guerra Alessandro de Paula Lima; presidente do Sebrae Minas e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo de Souza e Silva, e demais autoridades civis e militares.

CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS!