Na manhã de ontem (12), a 2ª Companhia de Bombeiros, em Ubá, comemorou  o 35º aniversário de instalação da fração localizada na Zona da Mata mineira. O evento, que aconteceu na sede da unidade, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade civil e da imprensa.

O evento foi marcado por um momento de resgate da trajetória do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na cidade de Ubá, por meio de fatos históricos e de pessoas que marcaram esses períodos. A 2ª Companhia foi instalada em 12 de dezembro de 1988, com o objetivo de atender a demanda por serviços de prevenção a incêndios. Desde então, a unidade vem desempenhando um papel fundamental na proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, atuando em diversas ocorrências de grande relevância e complexidade.

Durante a solenidade, foram entregues homenagens a pessoas que de alguma forma contribuíram e contribuem para a prestação de serviços do CBMMG na região. As homenagens entregues em atos distintos foram a Comenda Machadinha, a mais alta condecoração, destinada a reconhecer os serviços prestados à corporação; o título de Colaborador Benemérito, concedido a pessoas ou instituições que se destacaram por sua colaboração com o CBMMG; o título de Amigo da 2ª Companhia, destinado a pessoas que demonstraram apreço e amizade pela unidade; e o título de Destaque Operacional da 2ª Companhia, conferido aos militares que se sobressaíram no desempenho de suas funções.

Também foram lembradas as contribuições deixadas pelo ex-comandante da unidade, major Patrick Tavares Gomes, e os avanços trazidos pelo atual comandante, capitão Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca. Foi realizada a leitura da nota escrita pelo coronel Winderson Alain Moura, comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB), que parabenizou a 2ª Companhia pelo seu aniversário e ressaltou a importância da unidade para o CBMMG e para a sociedade.

O evento ocorreu com apoio da Prefeitura Municipal de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, da Assessoria de Comunicação, além de outras secretarias, da Banda de Música do Estado-Maior da 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais; do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, da Delta produções e do colunista social e influencer Orlando Silva. Durante a solenidade, o prefeito municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, também fez uso da palavra, agradecendo ao CBMMG pela parceria e pelo trabalho realizado na cidade e na região.

Encerrando as atividades, foi entoada a Canção do Bombeiro, que se tornou um dos maiores símbolos da corporação, expressando os valores, a missão e a dedicação dos bombeiros militares, que estão sempre prontos para servir e defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.