Nesta sexta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, no auditório JK da Cidade Administrativa, uma solenidade para celebrar os 25 anos de emancipação da gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais, berço de origem da corporação. O ato permitiu grande avanço na evolução da instituição, gerando orçamento próprio, inovação logística e a especialização das atribuições bombeiro militar.

O evento foi marcado por momentos de muita emoção e de homenagens com a entrega da Challenge coin moedas usadas como agradecimento pelos serviços prestados ─ aos ex-comandantes-gerais, coronéis veteranos e da ativa, autoridades civis, além de outros militares e servidores civis que trabalharam na comissão dos 25 anos de autonomia do Corpo de Bombeiros Militar.

A celebração foi marcante e reuniu personalidades que desempenharam papéis relevantes na concretização desse importante marco histórico. A história contada em detalhes pelo viés dos precursores, foi registrada em um vídeo-documentário e uma revista comemorativa, com os bastidores e desafios que possibilitaram um legado sólido e promissor à corporação.

O discurso carregado de emoção do comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, assumiu um tom de orgulho pelas ações corajosas do passado e também enalteceu a evolução da história e do legado deixado pelos veteranos pioneiros.

“Ao completarmos 25 anos de autonomia, fazemos o exercício de revisitar nossa história, de refletir sobre o caminho que percorremos e de compreender nossas origens para traçarmos com clareza os caminhos para o nosso futuro.”, destacou o oficial que comanda a corporação.

O comandante-geral também contou como surgiu a ideia de celebrar a data. “Tudo começou quando assumi o comando-geral em 2023 e fui perguntado pelo vice-governador Mateus Simões sobre a autonomia. Entendemos que era o momento de dar voz àqueles que iniciaram nossa história.”

Destacou ainda que ao contrário das décadas passadas, quando a limitação estrutural era evidente, hoje a corporação vive uma nova realidade. O CBMMG desfruta de uma logística com planejamento, gestão de frota, equipamentos modernos, maior capacidade operativa, maior presença no estado, dentre outros avanços que só foram possíveis, pois o caminho foi pavimentado por militares de muita coragem e determinação.
O primeiro comandante-geral do CBMMG, coronel veterano José Maria Gomes, uma figura extremamente importante no processo de emancipação, entregou ao atual comandante da corporação, coronel Erlon, a Challenge coin, registrando com este momento uma ponte entre o passado e o presente.  

Assim, o CBMMG celebra nesta data não apenas a autonomia conquistada, mas também o impacto positivo que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem na vida dos cidadãos mineiros, honrando seu papel fundamental na construção de um estado mais seguro e protegido para todos.

Autoridades

O comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, presidiu a solenidade, que contou com a participação dos ex-comandantes-gerais e autoridades: coronel veterano José Maria Gomes; desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, coronel veterano Osmar Duarte Marcelino; o presidente da União dos Militares de Minas Gerais, coronel veterano José Honorato Ameno; coronel veterano Gilvam Almeida; coronel veterano Ivan Gamaliel Pinto; coronel veterano Cláudio Roberto de Souza; chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende; subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa; secretário-geral de Governo, Marcel Beghini, representando o governador de Minas, Romeu Zema; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, deputado estadual Durval Ângelo; advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa Castro; secretária de estado adjunta de governo, Mila Batista da Costa; comandante da Capitania dos Portos, capitão de mar e guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes; coronel aviador, Diogo Piassi Dalvi, representando o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica; superintendente adjunta da Receita Federal em Minas Gerais, Joyce Frade Machado, representando o superintendente da receita federal em Minas Gerais; procuradora de justiça do Estado Valma Leite da Cunha; assessor de relações institucionais, delegado Marcelo Oliva Galizzi, representando a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; diretora-presidente da MGS, Camila Neves e demais autoridades civis e militares.

Veja mais fotos em nossa galeria! 

Acesse também este link e confira mais imagens! 

Acesse a revista digital dos 25 anos de Autonomia do CBMMG!