Servindo além das emergências para salvar vidas

Muito além da missão institucional e do dever de salvar, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se preocupa também em valorizar vidas, inspirar pessoas e levar esperança. O investimento da instituição em projetos sociais proporciona proteção, resiliência e gera bem-estar social. Por isso, nesta quinta-feira, 31 de agosto, o CBMMG comemorou os 112 anos da corporação, e na ocasião, os projetos Bombeiros nas Escolas, Primeiros Socorros e Prodinata foram tema da celebração.

Na oportunidade, também ocorreu a entrega da Medalha do Mérito Profissional, Comenda Machadinha e também a entrega da Moeda Comemorativa do CBMMG aos militares que estiveram na missão Canadá.

O governador do Estado, Romeu Zema, não conseguiu ir ao evento, mas enviou uma mensagem para a corporação destacando as missões internacionais: “Pra mim é uma satisfação homenagear o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A corporação completa 112 anos com um histórico glorioso, sempre cumprindo a missão institucional de salvar vidas e para muito além disso, inspirar pessoas. Entre os muitos feitos dos nossos heróis de farda, destaco a missão humanitária de combate a incêndios no Canadá, no mês passado, também participaram do resgate às vítimas de terremotos na Turquia e no Haiti em 2021. Em 2019, nossos homens e mulheres foram enviados a Moçambique.  E aqui em Minas, continuam incansáveis os esforços pelas joias de Brumadinho, sem falar nas missões diárias de combate a incêndios, atendimentos e resgates. Agradeço em nome de todos os mineiros. Com vocês estamos seguros.”, ressaltou o chefe do Estado. 

Já o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, discursou sobre o passado, as conquistas, as aspirações sobre o futuro. “É com imensa honra, orgulho e emoção que hoje estamos aqui para a celebração do aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Uma ocasião que não apenas marca a passagem do tempo, mas também nos permite refletir sobre a história, as conquistas e o inestimável legado deixado por aqueles que, ao longo das décadas, comprometeram-se a proteger vidas e patrimônios com coragem e dedicação.”

Para finalizar, ele destacou a importância dos projetos sociais: “Os bombeiros militares também estão profundamente envolvidos em ações educativas e de prevenção. Trabalhamos incansavelmente para informar a comunidade sobre práticas de segurança, prevenção de incêndios e como agir diante dos desastres. Esta abordagem proativa e comprometida destaca a visão holística do Corpo de Bombeiros, que busca não apenas reagir a crises, mas também as impedir antes que ocorram, trabalhando a cultura de prevenção e autoproteção. Nossos projetos sociais não apenas mitigam riscos, mas também oferecem oportunidades de crescimento e desenvolvimento.”

Autoridades que prestigiaram o evento:

Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), brigadeiro do ar, José Henrique Kaipper; o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon dias do Nascimento Botelho, acompanhado de sua esposa e vice-presidente da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS), Ana Paula Botelho Dias; o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento; a superintendente da Polícia Federal de Minas Gerais, Tatiana Alves Torres; a chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, o secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública e comandante-geral de 2019-2022, coronel Edgard Estevo da Silva; o excelentíssimo senhor desembargador do trabalho, Ricardo Marcelo Silva;  desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), coronel Osmar Duarte Marcelino; capitão dos Portos de Minas Gerais, Leonardo Carvalho de Lucena Alves, deputado estadual, Professor Wendel Mesquita e demais autoridades civis.

PRINCIPAIS PROJETOS DO CBMMG:

Por ocasião do aniversário de 112 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais preconizamos os principais projetos sociais desenvolvidos pela instituição e ressaltamos a importância da implementação de uma cultura de prevenção e autoproteção na sociedade mineira.

Bombeiros nas escolas

Consiste em um trabalho de conscientização sobre assuntos como acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, além de educar quanto às formas corretas de circulação em vias públicas, onde soltar pipas, como andar de bicicleta em segurança e o porquê de se respeitar a natureza.

Em destaque, evidenciamos a importância do trabalho desenvolvido pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Ouro Preto, onde o projeto Bombeiros nas Escolas desenvolve, com apoio de outros órgãos, um trabalho incrível de preservação e blitz educativa no centro histórico da cidade.

Primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros Militar oferece à população o curso de primeiros socorros que capacita os alunos a aprenderem técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas. Um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados.

O destaque neste caso será para o 3º Batalhão de Bombeiros em Belo Horizonte que oferece a capacitação há mais de uma década e já treinou mais de 6.500 pessoas. Além de oferecer conhecimento em primeiros socorros, a equipe do subtenente De Paula sempre promove uma competição entre os alunos com arrecadação de alimentos e itens para instituições carentes da região metropolitana de Belo Horizonte.

Prodinata

O Prodinata é um curso de natação básico, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O objetivo da capacitação é promover o desenvolvimento do indivíduo, focado em suas qualidades físicas, e que busca, acima de tudo, a prática do esporte, neste caso a natação.

 O 1º Batalhão de Bombeiros Militar oferece o curso para crianças e adultos, em três turnos: manhã, tarde e noite, oferecendo informações cruciais que podem salvar vidas e tornar a comunidade mais segura e consciente das técnicas de autoproteção.

Confira outras fotos em nossa galeria!