No dia 23 de maio, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) realizou uma solenidade para comemorar os 45 anos de instalação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na cidade de Patos de Minas. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, veteranos, familiares e parceiros da corporação.

Instalado em dia 24 de maio de 1977, o Corpo de Bombeiros Militar em Patos de Minas comemora aniversário juntamente com o município, e desde então tem atuado nas ocorrências de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, dentre outras ações relevantes nos últimos anos como projetos sociais, resgate e Proteção e Defesa Civil.

Com responsabilidade sobre área de aproximadamente 90 mil km2, e cerca 880 mil habitantes, a unidade teve seu porte elevado ao longo do tempo, passando a ter autonomia em 2016 ao se tornar Companhia Independente, e ampliando seu nível de organização para estrutura de Batalhão em dezembro de 2018.

Além de Patos de Minas, o 12º BBM possui instalações físicas nos municípios de Patrocínio, Unaí Paracatu e João Pinheiro.

Neste desafio de expandir o atendimento à população do Alto Paranaíba e Noroeste, a unidade tem buscado atuar de forma articulada com os municípios, cabendo destacar o apoio do município de Patos de Minas no cumprimento da missão constitucional do CBMMG.

Durante a solenidade, para celebrar a história e as recentes conquistas, foram realizadas homenagens a militares e parceiros, com destaque para os militares que estavam presentes na inauguração da fração em 1977.

De acordo com o comandante, tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte, o momento de celebração é importante para reconhecer os trabalhos que foram realizados ao longo da história do Corpo de Bombeiros Militar em Patos de Minas e para evidenciar à sociedade a relevância e importância da presença da corporação no município.