Este ano, o Carnaval é pela vida”. Este foi o lema da campanha apresentada pelo governador Romeu Zema em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10/2), com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se evitar aglomerações durante o período em que seria comemorado o Carnaval. As Forças de Segurança apresentaram o planejamento estratégico para orientação e fiscalização em todas as regiões mineiras para coibir grandes reuniões e festas, que estão proibidas em todo o estado.

Sendo assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) reforçou o efetivo para o período de Carnaval. Desta vez, porém, com o foco concentrado no esforço de prevenção nos pontos considerados mais propensos a aglomeração como rios, cachoeiras, balneários e também nas estradas, que possivelmente receberão um fluxo maior de veículos que poderão procurar sítios e casas de campo.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Edgard Estevo da Silva, estão mobilizados cerca de quatro mil militares e 420 viaturas para atuarem no Carnaval. O comandante disse que o objetivo é garantir a preservação da vida e da segurança dos mineiros.

“Vamos trabalhar com a Polícia Militar, mas também com todos os órgãos municipais, como as guardas municipais e a vigilância sanitária, com objetivo de evitar a aglomeração. Não temos um único registro de qualquer evento sendo noticiado. Não há nenhuma solicitação de autorização por parte dos bombeiros para eventos, o que mostra que os municípios estão seguindo esta diretriz de ter um Carnaval diferenciado, consciente, seguro, pela vida e pela saúde”, disse coronel Estevo.

Colaboração de Agência Minas