A 2ª Companhia do 10º Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais (10º BBM), lotada na cidade de Pará de Minas, intensificou as ações de prevenção ao período de estiagem na região.

Considerando a aproximação ao período mais crítico de seca, previsto para o mês de setembro, militares do pelotão realizam vistorias de monitoramento nas regiões mais vulneráveis à ocorrência de incêndios Florestais.

Pontos como a Serra das Torres, Serra do Cristo, Bariri 2, Residencial Dona Flor, Serra Verde, Jardim Serra Dourada e outros locais de maior incidência de incêndios Florestais, estão sendo constantemente monitorados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Os militares visualizam os pontos de risco, analisam o relevo do local, tipo de vegetação e técnicas de combate, objetivando a redução das áreas queimadas por incêndios através dessas ações preventivas.

A natureza de ocorrências de incêndio florestal é recorrente nas grades de chamada do quartel do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas, sendo que apenas no período compreendido entre abril e agosto do corrente ano, os militares já combateram 94 incêndios em vegetação.

Além da alta demanda, os incêndios florestais causam diversos danos à natureza, à fauna e à flora local, matando espécies silvestres característicos da região bem como causa também danos à saúde, uma vez que a fumaça proveniente das queimadas carrega poluentes danosos ao sistema respiratório.