O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) inaugurou na última sexta-feira (21), a mais nova unidade que irá contribuir com o atendimento operacional em toda a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O Pelotão Acadêmico foi instalado na Academia de Bombeiro Militar (ABM), na capital, e contará com um efetivo composto por 600 militares do Curso de Formação e Habilitação do CBMMG que atuarão de forma escalonada.

Para marcar a inauguração, a ABM realizou uma breve solenidade no Complexo Pampulha, que contou com a presença do chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; do comandante da ABM, tenente-coronel Anderson Passos de Souza; do deputado estadual Bartô, que atuou de forma fundamental na compra de equipamentos, por meio de emenda parlamentar; além da presença de Edward Gontijo, diretor comercial e Rafael Mili, gerente comercial da empresa Resgatécninca, que também colaborou com a concessão de outros equipamentos que estão sendo empregados no atendimento operacional.

O coronel Erlon destacou que a dedicação, o comprometimento e o espírito visionário dos militares do educandário foram determinantes para o desenvolvimento e execução do projeto. Ele ressaltou ainda que “o Pelotão Acadêmico oferece oportunidade de uniformização das ações em prol do aperfeiçoamento dos procedimentos, promovendo as correções e orientações necessárias à otimização da formação do discente e, simultaneamente, contribuir na capacidade de resposta operacional do CBMMG.” concluiu o chefe do Estado-Maior.

A instalação da fração operacional, Pelotão Acadêmico, é a concretização de um dos preceitos do Plano de Comando do CBMMG, que preconiza a capacitação e a uniformização do ensino em prol do aperfeiçoamento dos procedimentos no teatro de operações.

A gestão do Pelotão ficará a cargo da ABM, conforme a resolução 945, que discorre sobre a competência da Academia de coordenar, executar e fiscalizar as atividades desenvolvidas. A nova fração terá como objetivo tornar o teatro de operações uma sala de aula, por meio da produção do conhecimento e a revisão de práticas operacionais, estimulando a elaboração de monografias, o desenvolvimento de treinamentos e novas pesquisas nos campos temáticos operacionais.

A estrutura do Pelotão comporta alojamentos feminino e masculino, refeitório, Sala para Instrução, Sala de Operações da Unidade (SOU) e Seção de Apoio Operacional (SAO). No que concerne aos recursos logísticos e guarnições, a fração contará com viaturas tripuladas por discentes e um instrutor qualificado na área com Unidades de Resgate, viaturas de Auto Salvamento Leve, Auto Bomba Tanque Socorro e Auto Salvamento Médio.

Já o efetivo do pelotão, contará com um oficial que será o Coordenador de Bombeiros da Unidade (CBU), um telefonista/rádio operador e militares que atuarão nas demandas operacionais.

Dessa forma, além de preparar melhor os militares, o CBMMG contará com um reforço no serviço operacional potencializando assim o atendimento da corporação e elevando a qualidade dos serviços prestados.

Primeiro atendimento da fração

No dia da inauguração, os bombeiros do Pelotão Acadêmico atuaram no socorro de vítimas de uma grave colisão entre vários veículos, na rodovia 381, em Caeté. A chamada entrou por volta de 21h30 para apoiar Samu em um acidente envolvendo 6 carros, 1 caminhão e 1 ônibus.

Ao chegarem no local, mesmo sem iluminação adequada, os militares iniciaram os primeiros socorros e conduziram a primeira vítima, por meio de nossa Unidade de Resgate (UR), que deslocou para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII com uma mulher de 47 anos, em estado grave, com suspeita de fratura na coluna e nas pernas.

A equipe de uma das viaturas empenhadas precisou realizar a limpeza da via e aplicação de serragem. Havia uma mancha de óleo na pista decorrente do acidente com extensão de aproximadamente 10 metros, oferecendo risco de derrapagem e possibilidade de novas colisões.

No total, foram 4 vítimas conduzidas para o Hospital João XXII, sendo uma em estado grave e as outras com escoriações, luxações e suspeita de fraturas.

Os bombeiros dos cursos de formação e habilitação tiveram seus conhecimentos testados na primeira ocorrência que inaugurou de fato o Pelotão Acadêmico, que de agora em diante passa a reforçar a estrutura de atendimento na RMBH.

Fotos da solenidade: Júlio Fotógrafo