Corpo de Bombeiros detalha ações da Operação Carnaval em todo o estado

Início / Notícias Criado em: 17-02-2023 às 15h:27

Praticamente todo o efetivo, em condições, estará mobilizado para as ações do Batalhão Carnaval

Após dois anos sem a festa de Carnaval, os grandes centros urbanos vivem a expectativa da retomada da folia em todo o país. Em Minas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem se preparando desde o ano passado para garantir a segurança dos eventos e proteção dos foliões em todo o território mineiro.

Neste ano, além do Batalhão Carnaval, o CBMMG conta com a Operação Alerta Vermelho Especial Carnaval, criada com o fim específico de orientar os organizadores de eventos no uso do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), ferramenta que simplifica a tramitação dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, por meio da internet.
O intervalo sem a festa popular durante a pandemia foi importante para realizar um estudo detalhado com dados estatísticos sobre as principais ocorrências atendidas no período das festas. A análise da matriz de risco facilita o planejamento do emprego operacional, com base na identificação dos atendimentos mais recorrentes no Carnaval.

Empenho de Militares

O Corpo de Bombeiros terá 100% do efetivo, em condições de trabalho, mobilizado na Operação Carnaval. Eles serão empregados em ações de Ponto Base, prevenção contra incêndios e acidentes PCI (prevenção contra incêndio) e PCA (prevenção contra acidentes), ações de prevenção aquática em balneários, reforço no serviço ordinário, ações de coordenação e controle e no Batalhão Carnaval, que é uma estrutura criada para atuarem exclusivamente no atendimento das demandas do carnaval de Belo Horizonte.

Na RMBH estima-se mais de 1.500 empenhos e cerca de 100 viaturas para atendimento à população. No interior aproximadamente 4 mil empenhos e mais de 500 viaturas.

Em Belo Horizonte

Na capital mineira, onde estará a maior concentração de público do estado, a programação é que haja a montagem de Posto Médico Avançado (PMA) para aliviar a rede hospitalar, bem como a contratação, pela prefeitura, de ambulâncias com UTI para atuarem diretamente nos blocos com previsão de maior concentração de público. O PMA estará no Centro de Referência da Juventude (CRJ), ao lado da Praça da Estação. Há também a previsão de emprego da carreta do Posto de Comando na Praça da Liberdade.

No interior

A segurança de quem não curte a folia também será reforçada nos principais locais procurados para descanso e para lazer aquático. O CBMMG ampliará as atividades de prevenção aquática com equipes de bombeiros militares posicionados em regiões estratégicas e de interesse operacional, como balneários, visando a redução do tempo de resposta e a conscientização da população sobre situações de risco em áreas aquáticas, evitando que ocorrências graves aconteça. O CBMMG possui 4 aeronaves com equipe médica embarcada no Suporte Aéreo Avançado de Vida em condições de acionamento.

Prevenção de acidentes nas estradas mineiras

Com a maior malha viária do país, o Corpo de Bombeiros pretende manter Pontos Base em locais estratégicos e nas estradas de maior probabilidade de acidentes. Além de assegurar que o todo o sistema de socorro aéreo esteja em condições para atendimento em qualquer ponto do território mineiro.

Treinamento preparatório para Operação Carnaval 2023

Os militares do 10º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram um treinamento aquático em preparação para a operação Carnaval nesta sexta-feira (17), no Lago das Roseiras. Os militares participaram de oficinas práticas de retirada de vítima com prancha longa, abordagem de vítima em salvamento simples, salvamento equipado e em duplas. Além da prática no dia 17, também foi realizada uma atualização de técnicas de salvamento e suporte de vida de acordo com as normas do CBMMG.

No total, os 46 militares que participaram do treinamento estarão envolvidos nas ações de prevenção e resposta em pontos conhecidos por banhistas e pilotos de embarcações na Represa de Cajuru, nos pontos conhecidos como Lago das Roseiras e Pedra do Calhau. Desde 2020, a área não é frequentada durante o carnaval devido à pandemia de Covid-19. Em função da ausência da restrição sanitária e ao tempo ensolarado previsto para o período, é esperado um grande volume de frequentadores para realizar atividades de lazer aquático.

Considerando o último carnaval realizado sem medidas restritivas, o batalhão se preparou para atender uma média de 500 ocorrências das 54 cidades atendidas pelo 10º BBM.

Além das atividades de guarda-vidas, serão realizados procedimentos de prestação de serviços preventivos e de atendimentos emergenciais solicitados e/ou necessários à proteção das pessoas e de seus bens, potencializando as atividades preventivas, conforme preconizado nas Diretrizes de Ações do Batalhão.

Uma das atividades desenvolvidas durante a operação será a realização de Ponto Base no qual uma viatura de Emprego Múltiplo (resgate, salvamento e combate a incêndio) ficará posicionada na MG 050, no Km 131, com objetivo de atender o mais rápido possível qualquer acidente que aconteça na rodovia. Também serão realizadas vistorias nos locais de recepção de público que tenham a finalidade de comemorar as festividades carnavalescas.