A 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª CIA), sediada em Teófilo Otoni, celebrou na última sexta-feira (23), o 32º aniversário de sua instalação na cidade. A companhia atende em sua área de articulação 62 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. São mais de três décadas salvando vidas no nordeste mineiro.

Na solenidade em comemoração ao aniversário da unidade, foi realizada, a entrega de medalhas do mérito militar grau bronze e ouro, além de homenagear os militares que foram destaques profissionais no âmbito da 2ª CIA.

Foram homenageadas ainda, diversas autoridades locais com o troféu “Amigo do Bombeiro”, ícone criado para representar a 2ª Cia e agraciar todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente na criação e desenvolvimento da unidade e das ações por ela desenvolvidas. Também foram homenageados os apoiadores da 1ª Corrida dos Bombeiros – Circuito Teófilo Otoni.

Prestigiaram as seguintes autoridades: entre elas, o coronel Adriano Marcos Miranda, comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB); o coronel PM Sandro Heleno Gomes Ferreira, comandante da 15ª Região de Polícia Militar; o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, comandante do 6º BBM; o tenente-coronel PM Welington da Silva Campos, comandante do 19º BPM; o delegado chefe do 15º Departamento de Polícia, o  prefeito da cidade de Itaipé; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Lidiomar Souza da Silva e representante da Coordenadoria Regional da Defensoria Pública de Teófilo Otoni.

Compareceram ainda representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Poder Legislativo Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra 04-018, presidentes de associações do comércio e de classe.

Somente no último ano, a unidade registrou mais de 10.000 ocorrências atendidas e o esforço tem sido cada vez maior para consumar e manter o padrão de excelência no atendimento à comunidade do Nordestes Mineiro.

Como tudo começou

 A primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na cidade de Teófilo Otoni foi instalada em 06 de fevereiro de 1992, através de um convênio celebrado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, com o nome de Segunda Seção de Combate a Incêndio, pertencente ao 1º Primeiro Grupamento de Incêndio da capital mineira.

Em 06 de agosto do ano de 2015, foi publicado na separata do boletim geral do corpo de bombeiros, de nº 32, a elevação de Quinto Pelotão de Bombeiros para Segunda Companhia de Bombeiros Militar, continuando a ser subordinado ao Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, sediado no município de Governador Valadares.

Com sede na avenida Floriano Peixoto, número 50, no bairro Manoel Pimenta, a 2ª CIA de Bombeiros Militar possui atualmente um efetivo de 87 bombeiros militares, imbuídos em meio a atividades operacionais e administrativas. Especialistas nas áreas de combate a incêndios, serviço de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção e vistorias, dentre outras.

Atualmente, a segunda companhia de bombeiros militar é comandada pelo 1º tenente Alonso Vieira Júnior e possui frações destacadas nos municípios de Araçuaí e Almenara, sendo responsável pelo atendimento de 62 municípios.