O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), representado pelo Comandante-Geral Coronel Edgard Estevo da Silva e a Fundação SALVAR, representada pelo seu Diretor-Presidente, Sr. José do Carmo Barbosa, firmaram na data de 17 de fevereiro de 2021 um Protocolo de Intenções, cujo objetivo principal é a cooperação mútua entre as instituições em diversos trabalhos que cooperem no desenvolvimento do CBMMG e, consequentemente, na melhoria do serviço prestado desta Corporação à sociedade mineira.

Dentre as principais ações previstas no protocolo, a parceria visa propiciar condições para o estabelecimento de ações conjuntas de cunho técnico, científico e cultural, entre o CBMMG e a SALVAR, atividades estas voltadas para a pesquisa científica, desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos e outras atividades comuns às duas instituições.

Além do exposto, o instrumento assinado permitirá também que as Unidades do CBMMG possam firmar acordos de cooperação técnica com a fundação SALVAR, o que estenderá a cooperação CBMMG X SALVAR em todo o Estado de Minas Gerais.

Destaca-se que a Fundação SALVAR é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, velada pelo Ministério Público, criada por militares do Corpo de Bombeiros com base no planejamento estratégico que integra o Plano de Comando do CBMMG. A SALVAR tem ainda o objetivo de promover o desenvolvimento dos trabalhos da Corporação, por meio de projetos sociais e de apoio à tropa, objetivando sempre um melhor atendimento ao povo de Minas Gerais.