Corpo de Bombeiros celebra a formação de 20 oficiais pelo CHO

Início / Notícias Criado em: 29-04-2022 às 15h:51

Na manhã desta sexta-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de formatura do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO/2022), na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte. O evento marca um novo tempo de desafios na vida dos bombeiros que já conhecem com propriedade as adversidades da caserna e da vida militar.

O evento contou com a presença da secretária de Planejamento e Gestão e também paraninfa da turma Águia, Luísa Cardoso Barreto e foi presidido pelo chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho. Também estiveram presentes autoridades civis e militares.

O coronel Erlon destacou como é concorrido o curso dentro da corporação e como isso valoriza ainda mais a conquista dos 20 oficiais que se formaram no dia de hoje. Citando Winston Churchill, ele levou os formandos e convidados a refletirem sobre o que seria do mundo sem os bombeiros e sobre a difícil arte de salvar vidas, que não conta com uma fórmula mágica, mas depende de muito treino, conhecimento, perícia e dedicação.

Ele também destacou a coragem e a abnegação que cabem a profissão: “para ser bombeiro o seu corpo precisa saber que não há diferença entre a madrugada fria ou o verão quente, ou a comparação entre o fogo e a enchente, entre a água e a lama turva. É preciso ser totalmente abnegado, um apaixonado pelo que faz, pois mesmo diante dos piores momentos, nunca vi alguém, que por um só momento, tenha se arrependido da escolha que fez.” frisou o oficial.

Já a paraninfa, Luísa Barreto, destacou sua satisfação em participar do evento e que se sentiu honrada com o convite: "Dentre todas as funções já exercidas em minha carreira profissional, essa foi uma das mais importantes, pois representar uma instituição como o Corpo de Bombeiros é motivo de muito orgulho pra mim." admitiu a secretária.

O curso

Os militares que se formaram cursaram o CHO, concurso interno do CBMMG, que é destinado aos Subtenentes e Sargentos que tenham entre 15 e 24 anos de serviço e desejam ascender na carreira e tornar-se oficiais.

O CHO é um curso de habilitação presencial, com dedicação exclusiva e duração de um ano e meio. Os bombeiros cursam disciplinas que os preparam para a gestão e administração da corporação, além das matérias práticas relacionadas às áreas de atuação do bombeiro.

O primeiro colocado no curso, Turma Águia, 2º tenente Leonardo Inácio da Siva, recebeu a Medalha de Mérito Intelectual das mãos do subcomandante da ABM, tenente-coronel Rubens Fernandes de Oliveira. A comenda é o símbolo do maior reconhecimento à performance estudantil dos discentes no CBMMG.