Corpo de Bombeiros apoia distribuição de nova remessa de vacinas contra covid-19

Início / Notícias Criado em: 28-01-2021 às 14h:40

No início da manhã de hoje (28), no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), apoiou a distribuição de uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 no Estado. A atividade é realizada em conjunto com o Governo de Minas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Polícia Militar, Defesa Civil Estadual e Polícia Civil.

Ao todo, mais de 356 mil doses das vacinas da AstraZeneca e CoronaVac, entregues pelo Ministério da Saúde, começaram a ser direcionadas para as Unidades Regionais de Saúde (URS), sendo 78.200 doses da CoronaVac, 190.500 doses da AstraZenec e 87.600 doses daCoronaVac (segunda remessa).

De acordo com Marcelo Cabral, secretário adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, o planejamento tem sido o diferencial nessa missão. “o apoio das forças de segurança garantem uma distribuição eficiente, segura, proporcionando isonomia para os municípios. O planejamento foi feito para que se distribua hoje e amanhã, nas 28 regionais, para que as vacinação nos municípios comecem a partir de segunda-feira.” explicou o secretário.

Sobre a logística dos voos, o secretário frisou que esta é a maior operação de vacinação do estado de Minas Gerais, justamente porque envolve uma estrutura de segurança e permite agilidade na entrega das doses.

Antes da distribuição, as doses estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio do Estado, na capital mineira, em condições ideais de temperatura.

Distribuição da primeira remessa de vacinas

No início da manhã da última terça-feira (19), com a presença do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foi inciada a distribuição da vacina contra a covid-19 no Estado.

A primeira aeronave do CBMMG que decolou foi um avião Caravan, transportando dezenas de caixas refrigeradas contendo doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, que foram transportadas para as cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul e Uberaba.

Em seguida, dois helicópteros da corporação, um modelo EC 145 e outro Esquilo, voaram para as cidades de Manhuaçu, Coronel Fabriciano e Diamantina. Aeronaves das demais forças de segurança e do Governo de Minas transportaram doses da vacina para outras regiões do Estado.

Em consonância com o planejamento estratégico e ações do Governo de Minas e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) frente à pandemia da covid-19, a atuação de aeronaves do CBMMG, assim com as de outros órgãos, proporcionam rapidez e agilidade para a distribuição das vacinas em território mineiro, permitindo a imunização dos grupos prioritários definidos pelos técnicos da área da saúde.