O Museu dos Militares Mineiros foi inaugurado em 19 de março de 2014, a partir de uma antiga reinvindicação dos militares do Estado de Minas Gerais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, em apresentar ao público um acervo significativo remanescente da história dessas corporações.

As corporações militares do estado possuem histórias que se confundem com a própria história de Minas Gerais. A primeira Companhia de Polícia foi criada ainda no Brasil-Colônia para resguardar o ouro transportado da Capitania até as bases navais em direção à Europa.

Hoje, o Museu possui uma gestão compartilhada entre as instituições militares e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por intermédio da Diretoria de Museus. A instituição tem como atribuições: guardar, manter, pesquisar, preservar e apresentar a memória dessas corporações, aproximando as suas identidades institucionais com a figura humana de seus servidores, bem como do público em geral.

O PRÉDIO

O prédio do Museu dos Militares Mineiros é remanescente das primeiras edificações da Nova Capital de Minas, erigida como arquitetura civil, em estilo eclético, com predominância do Neoclássico.

Mesmo tendo passado por algumas descaracterizações na sua estrutura original, a edificação foi reconhecida como Patrimônio Cultural da cidade de Belo Horizonte, possuindo um tombamento em conjunto, em consonância a outras edificações em sua circunvizinhança.

Essa edificação civil, de tipologia geminada, abrigou, na época de sua construção, duas das primeiras famílias da Nova Capital de Minas. Na década de 1930, foi cedida para um agrupamento do Corpo de Bombeiros Militar. E, mais adiante, o prédio foi ocupado pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais - TJMMG.

Às vésperas da inauguração do Museu, o TJMMG cedeu ao Governo do Estado de Minas Gerais essa edificação histórica para abrigar o peculiar acervo dos militares mineiros.

O ACERVO

A maioria do acervo do Museu dos Militares Mineiros se constitui como remanescente da antiga coleção do padre Luís De Marco, o “Mancha”, antigo Capelão dos militares mineiros que, ao longo do tempo, recolhia objetos e recontava a história dos militares, acumulando conhecimentos que serviram, inclusive, como referência às escolas de formação das corporações.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar disponibilizaram mais de 800 objetos que constituem hoje o expressivo acervo do Museu dos Militares Mineiros. Ele é composto por itens como equipamentos de trabalho, indumentárias, insígnias, armas, documentos e fotografias, além de valiosos relatos de militares e da população em geral sobre o inestimável serviço prestado por essas corporações à sociedade mineira.

Parte do acervo encontra-se, hoje, em exposição e o restante permanece conservado em Reserva Técnica, sendo ambos constantemente monitorados. Por meio de um inventário, todos os itens que constituem o acervo são constantemente utilizados para pesquisa, além de trabalhos que são realizados pelos militares em formação e pelo público geral.

Se você ainda não visitou, venha conhecer o nosso museu e se aprofundar na história de nossa corporação!