Nesta quinta-feira (10), uma comitiva composta por militares da Academia de Bombeiros Militar (ABM), do 3° Comando Operacional de Bombeiros (3ºCOB), do 4°Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e do Grupo Temático Operacional de Incêndios Florestais (GTO) realizou visita técnica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em especial, ao Laboratório de Incêndios Florestais e de Conservação da Natureza.

Os militares conheceram os estudos e pesquisas do laboratório e estreitaram os laços institucionais com o fito de ampliar os conhecimentos e parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A comitiva foi recebida pela reitoria e Corpo Docente da Universidade

O encontro viabilizou uma aproximação com a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, com o apoio dos professores do Departamento de Engenharia Florestal (DEF), a Universidade deverá estabelecer convênios para oferecer cursos e treinamentos para prevenção e combate a incêndios florestais em Minas Gerais.

Segundo o professor Filipe Tamiozzo, responsável pela área de incêndios florestais no DEF, ainda neste semestre, a Universidade irá oferecer workshops para batalhões de cerca de 90 cidades mineiras. Em breve, as parcerias serão feitas com a Academia de Bombeiros, que já oferece formação superior para militares e civis.

“Esperamos que a UFV nos ajude também a avançar na legislação ambiental e a propor mudanças que melhorem as diretrizes e práticas de prevenção e combate a incêndios”, disse o tenente-coronel Anderson Passos. Os militares ainda manifestaram interesse em cursos de formação para que os municípios mineiros possam construir seus planos de proteção contra incêndios florestais.

O chefe do DEF, Sebastião Renato Valverde, também destacou a importância das cidades terem formação para planejar ações de prevenção e queimas controladas e reiterou a disposição do Departamento em colaborar. Para a vice-reitora, as parcerias irão ajudar a mudar as realidades locais e a Universidade a se tornar referência em formação e pesquisas em incêndios florestais. “A parceria fará com que a UFV cumpra seu papel de levar conhecimentos à sociedade e alimentará nossa Universidade com boas fontes de pesquisa”, disse Rejane.

Redação: adaptado do portal da UFV