Entre os dias 27 e 29 de setembro uma comitiva composta por 11 militares do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participaram do 8° Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (Enavseg), em Salvador/BA. O Encontro teve como objetivo central discutir questões relacionadas à segurança de voo, o serviço aeromédico, utilização de drones, dentre outros.

Participaram do evento 38 unidades aéreas públicas baseadas em 21 Estados, incluindo o Distrito Federal, que durante três dias fortaleceram os laços de amizades e reafirmaram a necessidade de manter a cooperação técnica, doutrinária, bem como compartilharam as boas práticas operacionais.

Destaque também para 22 empresas que atuam no ramo aeronáutico que expuseram seus produtos e serviços, os quais contribuem para melhorar os desempenhos operacionais e tornar as operações mais eficientes e seguras.

As palestras foram as seguintes:

  • Abertura e Boas-Vindas com o coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho (Comandante-Geral da PMBA)
  • Panorama da Segurança de Voo nas Unidades Aéreas Públicas – Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno (Chefe do Cenipa)
  • Responsabilidade Criminal de Pilotos e Gestores na Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – juiz Federal Marcelo Honorato
  • Aviação Brasileira: Desafios e perspectivas na Aviação de Segurança Pública – major Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento (Diretor da ANAC)
  • Cultura organizacional e trabalho em equipe – tenente-coronel aviador Daniel garcia Pereira (comandante da Esquadrilha da Fumaça)
  • Teamwork: Trabalhando com um time em busca de excelência – empresa HBR
  • Os “Dirty Dozen” da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo – coronel PM Ronaldo Barreto de Oliveira (comandante da Aviação do Estado de São Paulo)
  • Asa Fixa ou Quadricóptero: que tipo de drone escolher? – Bruno Oliveira (Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega de Foz do Iguaçu)
  • Desenvolvimento da monitoria para instrução de tiro embarcado e a aplicação do modelo nas demais atividades aéreas - tenente-coronel PM Iagã Indalêncio Cota
  • Rapel com maca cesto: uma alternativa segura – coronel PM Fernando Góes – (comandante do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe)
  • PR-BGF: Um acidente na Amazônia (Estudo de Caso) – tenente-coronel PM Josilei Albino Gonçalves de Freitas
  • Operações Policiais Paraquedistas – tenente-coronel PM Wolney Anderson Santos de Almeida (comandante do GRAER/PMBA) e major PM Fábio Boaventura Borges (comandante do Bope/PMBA)
  • Gerenciamento de Crises no Novo Cangaço – coronel PM Barbosa (comandante-geral da PMTO) e tenente-coronel PM Ernesto XAVIER de Lima Jr. (chefe do Ciopaer/MT)

Paralelamente ao evento, ao longo dos três dias, ocorreram competições operacionais entre os Operadores Aerotáticos/Tripulantes Operacionais das Unidades de Aviação Pública nas seguintes modalidades: Mecânica de Aeronaves, Salvamento em Altura, Orientação/Navegação, Tiro Policial e Salvamento Aquático). O Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG ficou na segunda colocação nacional, após vencer as provas de Salvamento em Altura, Tiro Policial e ficar em terceiro lugar em Salvamento Aquático.

 

Batalhão de Operações Aéreas: Voando para Salvar!!!