Na manhã desta segunda-feira (7), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) promoveu a aula inaugural do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - Nível Avançado 2023 (BREC), com a presença do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Participaram também o coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, comandante da Academia de Bombeiros Militar e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Augusto Braun, do Ministério de Desenvolvimento Regional. Armin defende um projeto nacional para a sistematização dos trabalhos de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em situações de emergência.

O curso inicia com 23 alunos, sendo 19 bombeiros militares do estado de Minas Gerais, além de 4 militares de corpos de bombeiros de outros estados, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

A capacitação tem uma carga horária de 182 horas-aula e contempla conhecimentos de gerenciamento e operações em cenários de catástrofes envolvendo estruturas colapsadas.

Investindo em conhecimento

Nas últimas décadas, com o crescimento acelerado dos centros urbanos e a inserção de construções e edificações de diversas naturezas, torna-se essencial que as equipes de resgates busquem o aprimoramento e a padronização de procedimentos da atividade em estruturas colapsadas.

O CBMMG investe em tecnologia, conhecimento e doutrinamento internacional, fatores imprescindíveis para atingir o nível de excelência perseguido pela corporação, pretendendo com isso, elevar o padrão do atendimento operacional em Minas Gerais, por meio de uma tropa especializada e atualizada com o que há de mais moderno no segmento.